ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Tribunal cassa diplomas de prefeito e vice no Nortão

Data: Terça-feira, 03/12/2013 00:00
Fonte: Só Notícias/Weverton Correa (foto : Só Notícias/Cleverton Neves/arquivo )

Os membros do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) decidiram cassar, por unanimidade, esta manhã, os diplomas do prefeito de Nova Ubiratã, Valdenir José dos Santos (PMDB), e do vice, Ademar Vian (PDT), decretando a inelegibilidade deles por oito anos. Eles julgaram procedente o recurso da coligação adversária, no pleito de outubro do ano passado, liderada por Marco Felipe (PSB), que mantinha acusação por abuso de poder econômico por conta do uso indevido de veículo de comunicação social. A decisão ainda cabe recurso. Caso o prefeito não consiga reverter esta decisão, uma nova eleição deve ser realizada, já que o gestor teve mais de 50% dos votos válidos.



Em decisão divulgada em janeiro, pela 43ª Zona Eleitoral de Sorriso, a coligação apontou que abusos aconteceram em dois jornais, nos quais o então candidato a prefeito teria sido promovido e a imagem do adversário, denegrida. Com isso, foi sustentado que "os atos praticados pelos requeridos, em pleno período eleitoral, tiveram o nítido propósito de beneficiar a candidatura dos agora eleitos prefeito e vice-prefeito, mesmo porque no município de Nova Ubiratã não havia horário político no rádio e televisão e a divulgação de matérias por meio de jornais e rede mundial de computadores causam grande impacto aos eleitores".



O então juiz em substituição da 43ª Zona, Carlos Luz, havia negado o pedido de cassação. Um dos argumentos feitos pela defesa foi "a ausência de provas da sua suposta influência/interferência sobre as matérias jornalísticas publicadas nos veículos de comunicação mencionados, dos quais não são proprietários e não se utilizaram para denegrir o candidato adversário, bem como que referidas matérias, inclusive com o mesmo teor, também foram publicadas em vários outros meios de comunicação sem que os réus tivessem ordenado qualquer publicação".


Outro lado - Só Notícias tentou contato com o prefeito, no entanto, as ligações caíram na caixa de mensagens e ele também não retornou.