ARIPUANÃ, Quarta-feira, 17/04/2024 -

NOTÍCIA

Governo confirma exoneração do presidente do Detran de Mato Grosso

Na quinta-feira (28) presidente enviou uma carta de 'despedida'. Detran-MT foi alvo de duas operações policiais e passou por uma greve.

Data: Sexta-feira, 29/11/2013 00:00
Fonte: Do G1 MT

O governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou a saída de Gian Castrillon da presidência do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado que circula nesta sexta-feira (29). A saída de Gian ocorre após oDetran ser alvo de duas investigações da Polícia Federal e Polícia Civil.


Na mesma edição o governado designou Pedro Nadaf, atual secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, para responder interinamente pelo cargo de presidente do Detran no estado. Gian antecipou a saída ao encaminhar à imprensa uma nota com tom de despedida do cargo de presidente do Detran-MT.

 

No documento o ex-presidente disse que enfrentou dificuldades financeiras no Detran porque o órgão, um dos que mais arrecadam no estado, não administra os recursos arrecadados e depende dos repasses feitos pelo governo.


"Sou favorável à realização da auditoria proposta pelo governo do estado para que não restem dúvidas em relação a nossa gestão", observou Castrillon. Na mesma nota ele afirma que está à disposição da Justiça para prestar esclarecimentos sobre as investigações em andamento.


Crise

No início da semana a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na sede do Detran-MT em Cuiabá e na casa de Castrillon. Os mandados faziam parte do desdobramento daOperação Ararath, que investiga um esquema de crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro por meio de factorings de fachada.


Dois dias depois, a Polícia Civil prendeu 10 pessoas no estado por suspeita de envolvimento em um esquema de fraude na emissão de carteiras de habilitação. Entre os presos está um funcionário do Detran-MT. E além das duas operações policiais, Gian Castrillon também teve que presidir o órgão em meio a uma greve dos servidores do Detran-MT que durou quase um mês.