ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Casa do Parque encerra 2013 inspirada na solidariedade de “Francisco”

Data: Terça-feira, 26/11/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Sandra Carvalho

A Casa do Parque abre as portas nesta quinta-feira (28/11) para a exposição ‘Francisco’, de autoria do artista plástico Junne Fontenele. Os amantes da arte e da religiosidade poderão conferir 14 obras inéditas, inspiradas em São Francisco de Assis, considerado símbolo da humildade e do amor aos pobres e aos animais.

 

É justamente essa visão de fraternidade que Fontenele retrata nas esculturas de cerâmica que serão expostas na Casa do Parque. “Ele era uma pessoa que não tinha preconceitos, que cuidava dos mendigos, dos animais doentes, enfim, alguém de infinita humildade e é isso que eu busquei expressar nas obras”, explica.

 

Fontenele revela ainda, que ao longo dos 20 anos em que trabalha com artes plásticas, sempre se interessou pelas obras sacras, de forma que durante esse tempo realizou inúmeras pesquisas em filmes, livros e passagens bíblicas para conhecer um pouco mais da história de personagens da Bíblia, em especial São Francisco.

 

Entre as peças que serão expostas, “Lava Pés” é a que Junne Fontenele tem um carinho especial. “A obra mostra São Francisco ajoelhado, lavando os pés de mendigos sem medo, sem nojo”, conta o artista ao afirmar que esta obra foi inspirada em uma passagem bíblica em João Batista.

 

Outra característica marcante nas obras que serão expostas é a presença de pássaros junto a São Francisco. “A história mostra que ele tinha uma bondade muito grande para com os ser humano e os animais. Diz até que ele conversava com os pássaros, por isso essa infinidade de imagens que encontramos dele ao redor dos passarinhos”, completa Fontenele, ao lembrar que não por menos, São Francisco é hoje considerado o protetor dos animais.

 

"A exposição de Junne Fontenele trazendo São Francisco como tema está programada há alguns meses e não por acaso foi a escolhida para fechar o nosso calendário de exposições de 2013. 

Fim de ano é tempo de reflexão e espiritualidade... Francisco vem para iluminar a Casa do Parque com a lição de amor deixada pelo santo", define Flávia Salem, idealizado do espaço cultural.

 

Sobre o artista – Natural do estado do Ceará, Junne Fontenele, conheceu as artes plásticas ainda aos 13 anos de idade, quando esculpiu suas primeiras obras: peças em cerâmica como pratos, rosto de animais e vasos. Apesar de trabalhar desenvolvendo outras atividades, Junne nunca deixou de lado o apreço pelas obras plásticas.

 

 Aos 16 anos, ele passou a estudar anatomia e desde então, foi criando seu estilo próprio e se apaixonando pela arte que ele denomina como humanista, que nada mais é que retratar o ser humano de forma real, “seja ele um empresário, um bebê, uma prostituta ou qualquer outra pessoa”, conta.

 

O artista já participou de inúmeras exposições, entre as quais destacam-se a exposição na Casa de Cultura Belchior, no Ceará e na Casa de Cultura de Sobral, também no estado cearense.

 

Junne chegou a Mato Grosso no ano de 2004, onde realizou diversas exposições coletivas, sendo que a mais recente aconteceu este ano na Casa do Artesão, em Cuiabá. Em solo mato-grossense, o artista já foi inclusive homenageado na Assembleia Legislativa com uma Moção de Congratulação.

 

Autor de mais de 10 mil obras, o artista possui peças em diversos museus de Mato Grosso. As obras de Junne Fontenele ainda estão em mãos de colecionadores de outros estados brasileiros e também no exterior.

 

Serviço – A exposição será aberta nesta quinta-feira, 28 de novembro, às 19 horas. Entrada franca.