ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2024 -

NOTÍCIA

PF faz buscas em gabinete do presidente do Detran; juiz é investigado

Data: Segunda-feira, 25/11/2013 00:00
Fonte: RD News

Dando continuidade a Operação Ararath, deflagrada no último dia 12 para apurar crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro, a Polícia Federal cumpre, nesta segunda (25), sete mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Cuiabá. Agora, a investigação apura possível envolvimento de um magistrado nos crimes. O inquérito tramita sob segredo de Justiça, mas, nos bastidores, a informação é de que trata-se de um juiz federal.


O alvo da Operação Ararath é uma quadrilha especializada em cometer crimes contra o sistema financeiro nacional, por meio de operação clandestina de instituição financeira e lavagem de dinheiro. A investigação teve início em 2011. Conforme a PF, o grupo utilizava-se de empresas de factoring (fomento mercantil) como fachada para concessão de empréstimos para pessoas físicas e jurídicas, tendo como base operacional a empresa Globo Fomento Mercantil, em Várzea Grande, que oficialmente encerrou as atividades em 2012.


As investigações chegaram ao empresário Gércio Marcelino Mendonça Júnior, o Junior Mendonça, além de autoridades e agentes públicos. Isso porque, na primeira fase da Operação Ararath, foram apreendidos documentos sobre os empréstimos financeiros e até anotações sobre o destino do dinheiro, inclusive, com nomes.


Conforme a investigação, nos últimos seis anos, foi movimentado mais de R$ 500 milhões nas contas dos investigados. Os acusados responderão pelos crimes previstos no art. 16 da Lei nº 7.492/86, cuja pena é reclusão de 1 a 4 anos e multa, e art. 1º da lei 9.613/98, com pena de reclusão de 3 a 10 anos e multa.