ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Papa Francisco mostra ossos de São Pedro pela primeira vez

Os supostos restos mortais do apóstolo foram exibidos na cerimônia de encerramento do Ano da Fé, no Vaticano

Data: Segunda-feira, 25/11/2013 00:00
Fonte: Agência Brasil

Os ossos que a igreja diz serem de São Pedro, um dos pais fundadores da Igreja Católica, foram hoje, 24, mostrados pela primeira vez, na cerimônia de encerramento do Ano da Fé, conduzida pelopapa Francisco.



Centenas de milhares de peregrinos juntaram-se para ver os oito fragmentos de ossos com entre 2 e 3 centímetros de comprimento, exibidos em uma cama de marfim dentro de um baú de bronze, que estava exposto em um pedestal na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano.



O baú, dado ao papa Paulo VI em 1971 e normalmente guardado na capela dos apartamentos papais, foi decorado com uma escultura de Pedro, que foi pescador antes de se tornar o primeiro papa da Igreja Católica. No início da cerimônia solene, o papa Francisco rezou diante do baú e depois abençoou os ossos com incenso.



Os ossos têm estado no centro de uma controvérsia entre historiadores e arqueólogos. Eles foram descobertos em uma escavação em 1940 perto do monumento de homenagem a São Pedro, mas acabaram por ficar em uma caixa.



Quando a arqueóloga Margherita Guarducci descobriu uma inscrição perto da zona escavada em que se lia "Petros eni" (Pedro está aqui, em latim), pediu que os fragmentos encontrados fossem testados.



Guarducci descobriu que os ossos pertenciam a um homem robusto que tinha morrido entre os 60 e os 70 anos e que tinha sido enterrado embrulhado em um pano roxo e dourado, o suficiente para Paulo VI afirmar, em 1968, que os ossos de Pedro tinham sido identificados "de uma forma convincente".



Sem testes de DNA que comprovem a conclusão, o debate sobre se os ossos pertencem mesmo a um dos apóstolos de Jesus Cristo deverá continuar, mas o Vaticano já disse que "não tem intenção de abrir nenhuma discussão".