ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Cuiabá aumenta caso de soros positivos nos últimos cinco anos

Cuiabá registra aumento no caso de soros positivos entre adolescentes nos últimos cinco anos

Data: Domingo, 24/11/2013 00:00
Fonte: Vanessa Alves/ Olhar Direto

 

Foto: Reprodução

Cuiabá registra aumento no caso de soros positivos entre adolescentes nos últimos cinco anos

Cuiabá registra aumento no caso de soros positivos entre adolescentes nos últimos cinco anos

 

Campanhas e atividades voltadas sobre a prevenção e diagnostico do HIV serão realizadas pela prefeitura de Cuiabá no Dia Mundial de Luta contra a Aids que será no dia 1º de Dezembro. De acordo com dados Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) a capital de Mato Grosso, nos últimos cinco anos, os números de soros positivos teve um aumento, principalmente entre os adolescentes. 



Segundo o Sinan, foram registrados casos da doença entre jovens de 10 a 19 anos, na maior parte do sexo masculino. De janeiro a outubro deste ano foram registrados 142 novos casos de HIV positivos entre jovens e adultos somente em Cuiabá.



Houve um aumento também das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Foram registrados 50 casos de AIDS e 328 casos de hepatites B e C entre adolescentes. 



O Dia Mundial da Luta Contra a Aids é no dia 1º de dezembro, porém as atividades serão realizadas na última semana de novembro, entre os dia 25 a 29. Os Centros de Testagem e Aconselhamentos (CTAs) de Cuiabá que participaram da campanha serão: Policlínicas do Coxipó, Verdão, Pascoal Ramos e na Clínica da Família do CPA. Atividade como teste rápidos de HIV, Hepatites B e C e Sífilis, palestras, prevenção exclusivamente para os adolescentes serão realizada durante toda semana. A equipe do Programa DST/Aids e Hepatites da Secretária Municipal de Saúde fará palestra na Escola Estadual Nilo Póvoas na próxima quarta-feira (27).