ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Nove tartarugas são encontradas mortas na Ilha do Boi, em Vitória

As tartarugas foram encontradas presas em redes. Responsável pela pesca não foi localizado

Data: Sexta-feira, 22/11/2013 00:00
Fonte: Gazeta Online

Nove tartarugas da espécie verde, chamada Chelonia Mydas, foram encontradas mortas atrás da Ilha do Boi, em Vitória, na quarta-feira (20).



Segundo o Projeto Tamar, as tartarugas estavam presas em redes de emalhe, que são proibidas na baia do Espírito Santo. 


 A fiscalização é realizada pelo Projeto Tamar em parceria com a Polícia Ambiental e com a Prefeitura Municipal de Vitória. O responsável pela pesca ainda não foi localizado.



O oceanógrafo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Paulo Pinheiro Rodrigues, 33 anos, foi um dos responsáveis pelo resgate das tartarugas. Ele contou que a informação das tartarugas mortas foi recebida pela secretaria por meio de denúncias da população que frequentam a praia. 



"Recebemos a informação de que eram cinco tartarugas, mas quando puxamos a rede vimos que eram nove. Além de vários outros animais como siris, lagostas, caranguejos e vários organismos que estavam no fundo e peixes podres. Também haviam peixes frescos, recém pegos. Essas redes são muito danosas", afirma Paulo.



Paulo informou que a Secretaria Municipal está aumentando a fiscalização nas águas para poder flagrar as pessoas que colocam essas redes. Caso os pescadores sejam identificados eles serão encaminhados à delegacia, e podem responder por crime ambiental e pagar multa, já que tartaruga verde é uma especie ameaçada de extinção. Além das redes pegarem outros animais.



"É impressionante, a gente não consegue acostumar com uma cena dessas. Essas tartarugas demoram muito para chegar a fase adulta e quando chegam, encontram uma rede e morrem do nada. Entre mil tartarugas que nascem, apenas uma ou duas chegam a fase adulta, já que fazem parte da cadeia alimentar de outros animais. Quando encontramos algo assim, ficamos desolados", explica o oceanógrafo.



Tartaruga-verde está ameaçada de extinção  


A espécie tartaruga-verde é ameaçada de extinção após um longo período de caça intensa devido à sua carne, usada para fazer sopa, além de couro e casca.
 

A espécie está distribuída por todos os oceanos, nas zonas de águas tropicais e subtropicais e de qualquer altitude do mundo, com duas populações distintas no Oceano Atlântico e no Oceano Pacífico.



O nome tartaruga-verde deve-se à coloração esverdeada da sua gordura corporal.