ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Cinco cidades de Mato Grosso estão em situação de risco de dengue

Cuiabá está entre as três capitais brasileiras em situação de risco. Ministério lançou na terça (19) campanha nacional contra a doença.

Data: Quarta-feira, 20/11/2013 00:00
Fonte: Kelly Martins Do G1 MT

Cincos cidades de Mato Grosso, entre elas, Cuiabá, estão em situação de risco de dengue, conforme dados divulgados nesta terça-feira (19) pelo Ministério da Saúde. Isso representa que foram encontrados focos do mosquito em mais de 4% das residências visitadas entre o mês de outubro e 8 de novembro deste ano. Além da capital, a mesma situação foi detectada em Cáceres, Arenápolis, Barra do Bugres e Rosário Oeste.


Esses dados fazem parte do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), que mediu o nível de infestação pelo mosquito em 1.300 cidades brasileiras. O levantamento revelou também que Cuiabá está entre as três capitais que estão em situação de risco da doença, seguida por Rio Branco, no Acre, e Porto Velho, em Rondônia.

 

O Ministério da Saúde aponta que é considerado estado de alerta quando os imóveis pesquisados apresentam índice entre 1% e 3,9% e, satisfatório, quando fica abaixo de 1%. Nesse caso, a capital mato-grossense registrou índice de 7,4%, bem acima do recomendado. Mas é a cidade de Cáceres, na região do Pantanal, distante 220 km de Cuiabá, que teve o maior número de focos do mosquito nas residências pesquisadas obtendo o índice de 8%.


Já o município de Arenápolis, a 259 km da capital, registrou índice de 6,3% ao passo que Barra do Bugres, distante 169 km, obteve 6%. Contudo, Rosário Oeste, a 133 km de Cuiabá, apresentou índice de 4,9%.


Um dos problemas mais críticos, segundo o  Ministério da Saúde, é a falta de cuidado com o lixo que facilita a proliferação do mosquito, o Aedes aegypti. Para combater a manifestação da doença, o governo federal deve repassar um recurso extra para os estados e municípios. A previsão é que Mato Grosso receba R$ 8 milhões, sendo que as prefeituras devem cumprir metas como garantir a quantidade adequada de agentes e visitas nas residências.


Mortes x Notificações
O último balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostrou que até o momento foram apuradas 37 mortes por suspeita de dengue em Mato Grosso, sendo que apenas três ainda estão sob investigação e 34 confirmadas.


A cidade com maior incidência da doença é Sinop, a  503 km de Cuiabá, com 8.269 casos e quatro mortes. Contudo, o município da região Norte do estado não aparece na lista do Ministério da Saúde. Até a publicação da reportagem, a Secretaria de Saúde estadual não havia informado o motivo. Em Cuiabá, segundo a secretaria, foram notificados 3.494 casos da doença entre 1º de janeiro e 14 de novembro.