ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Saúde de Mandela permanece em condição crítica, diz África do Sul

Comunicado ressalta, entretanto, que o ex-presidente segue estável. Líder de 95 anos continua respondendo ao tratamento.

Data: Segunda-feira, 18/11/2013 00:00
Fonte: Reuters

A saúde do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela continua em estado crítico, porém estável, informou o governo da África do Sul em um comunicado nesta segunda-feira (18). Mandela ficou três meses internado devido a uma infecção pulmonar, recebeu alta em setembro e desde então recebe tratamento em casa.


“A saúde do ex-presidente permanece do mesmo jeito, que é estável mas crítica”, afirma o comunicado, que acrescenta que Mandela continua respondendo ao tratamento.


O comunicado foi divulgado um dia após a publicação de uma entrevista com Winnie Mandela, ex-mulher do ex-presidente, na qual ela afirmou que o líder permanece “bastante doente” e está incapaz de falar, utilizando expressões faciais para se comunicar enquanto recebe intenso tratamento médico em sua casa.


Winnie disse ao jornal “The Sunday Independent” que Mandela não está ligado a aparelhos de suporte, mas não consegue mais andar “devido aos tubos que estão em sua boca para limpar os fluidos dos pulmões”.


“Ele não consegue articular nada”, afirmou Winnie. “Ele se comunica com sua face. Mas os médicos esperam que ele possa recuperar sua voz.”


Mandela recebeu alta do hospital no dia 1º de setembro após um longo período de internação e desde então está em suas casa em Johanesburgo.


Mais de 20 médicos participam do tratamento. Ele se curou de uma pneumonia persistente, mas seus pulmões seguem sensíveis.


“É tão difícil para ele. Ele permanece muito sensível a qualquer germe, então precisa ser mantido literalmente em um ambiente estéril. O quarto é como uma ala de UTI.”


Madiba se tornou o primeiro presidente da África do Sul eleito democraticamente em eleições livres de restrições raciais em 1994, que marcaram o fim do regime do apartheid.


Ele passou 27 anos na prisão durante o regime da minoria branca, incluindo 18 anos na notória colônia penal da Ilha Robben. Sua infecção pulmonar remonta ao tempo em que era prisioneiro na ilha varrida pelo vento, onde ele e outros prisioneiros eram forçados a trabalhar em uma pedreira de calcário.