ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Número oficial de mortos por tufão nas Filipinas se aproxima de 4 mil

Novo balanço oficial foi divulgado nesta segunda-feira (18). Mais de 350 mil pessoas estão alojadas em abrigos públicos

Data: Segunda-feira, 18/11/2013 00:00
Fonte: AGÊNCIA EFE

As autoridades das Filipinas elevaram nesta segunda-feira (18) para 3.976 o  número oficial de mortos pela passagem do tufãoHaiyan pela região central do país. Segundo o Conselho Nacional de Gestão de Redução de Risco de Desastres, outras 18.175 pessoas ficaram feridas e 1.598, desaparecidas. O balanço tem caráter provisório e deve ser atualizado a qualquer momento. 


Ainda de acordo com o organismo governamental, cerca de 10,3 milhões de pessoas foram afetadas pelo tufão. No total, há 353.862 desabrigados alojados provisoriamente nos 1.550 centros de evacuação.

 

Pelo menos 288.922 casas ficaram destruídas e outras 282.884 sofreram danos em 574 municípios das Filipinas. De acordo com o Conselho Nacional de Gestão de Redução de Risco de Desastres, a revisão nos números elevou os danos para US$ 236 milhões (o equivalente a R$ 550 milhões).


As equipes de resgate deslocadas para a região continuam encontrando corpos entre os escombros, alguns deles de pessoas que morreram recentemente, o que indica que ainda poderiam ser encontrados sobreviventes nas casas derrubadas.


Num primeiro momento, as estimativas da Organização das Nações Unidas e dos governos locais falavam em mais de dez mil mortos em todo o país. Apesar de o número oficial de vítimas fatais, atualizado com frequência pelo Conselho Nacional de Gestão de Redução de Risco de Desastres, estar abaixo dessas estimativas iniciais, a quantidade de vidas perdidas, de desabrigados e feridos após a passagem do tufão Haiyan pelas Filipinas sobe a cada novo balanço divulgado.


Sobreviventes do tufão Haiyan se aglomeram para embarcar em um avião das Forças Aéreas das Filipinas para saírem da cidade da Tacloban, a mais devastada do país. Autoridades estimam que mais de 10 mil pessoas morreram (Foto: AP Photo/Bullit Marquez)