ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Exportador de couro brasileiro vai demitir 650 funcionários

Data: Sábado, 20/11/2010 00:00
Fonte:

Fonte:Folha online

Um dos maiores exportadores de couro do Brasil, o curtume Vitapelli, deve demitir até a próxima semana cerca de 650 funcionários. Até agora, 320 trabalhadores foram dispensados e a previsão é que até semana que vem outros 330 sejam dispensados.

De acordo com o curtume, localizado em Presidente Prudente (558 km de São Paulo), as demissões foram motivadas pela queda na produção acarretada pela pressão do câmbio, entre outros fatores.

"A empresa relutou ao máximo para evitar as demissões, mas foi obrigada a reduzir a produção, por conta da política cambial, crise mundial e principalmente pelos créditos fiscais decorrentes da exportação retidos pelos governos estadual e federal", disse a empresa por meio de nota oficial, sem informar os valores dos créditos e o motivo do bloqueio.

Ainda segundo a empresa, a maior parte dos trabalhadores demitidos é de sete cidades da região de Prudente: Presidente Bernardes, Alfredo Marcondes, Martinópolis, Regente Feijó, Pirapozinho, Narandiba e Tarabai. "A parceria com essas cidades será desfeita e os ônibus serão suspensos", disse a Vitapelli.

Com as demissões, o curtume passará de um quadro de 2.200 funcionários para cerca de 1.500. A Vitapelli afirma em seu site oficial que a produção anual de couro é de 3 milhões e 500 peças.

A empresa não soube informar, no entanto, os números atualizados alegando que o diretor responsável não se encontrava no prédio.