ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Programa e Educação em Saúde e Mobilização Social

Data: Quinta-feira, 25/03/2010 00:00
Fonte:

Redação:topnews

Colaboradores começaram a semana percorrendo as escolas ministrando palestras com o intuito de instigar a consciência ambiental e divulgar o Concurso Escolar em comemoração ao Dia Mundial da Água. Através dessa parceria os estudantes terão a oportunidade de expressar o seu talento com desenhos que remetam ao tema “Água é Vida, Preserve a Vida”, sendo que o autor do desenho que melhor expressar a temática em questão será premiado.
Os desenhos serão recolhidos nas escolas no dia 30 de março. A entrega da premiação ocorrerá na semana seguinte.
Serão 06 prêmios para as seguintes categorias:

Educação Infantil
Alfabetização
1ª e 2ª fase do 1º ciclo
1ª e 2ª fase do 2º ciclo
3ª fase do 2º ciclo e 1ª fase do 3º ciclo
2ª e 3ª fase do 3º ciclo

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da água para a vida em nosso planeta, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu 22 de março como o Dia Internacional da Água. Fique ligado nessa reportagem, pois esse é um assunto vital!
Agora que todos já sabem a verdade, acho que já posso contar meu plano! Eu e minha turma analisamos muito bem essa situação e chegamos a uma conclusão: PRECISAMOS ECONOMIZAR ÁGUA URGENTEMENTE! Se cada pessoa do mundo fizer a sua parte, a água não vai acabar, e a vida em nosso planeta será preservada. Quer fazer a sua parte? Então, comece a falar sobre esse problema para todas as pessoas que você conhece, siga as dicas de como economizar água que nós preparamos e mãos à obra!

Dicas para economizar água:

Tomando banho

Você sabia que um dos recordistas de consumo de água no Brasil é o chuveiro? Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água.
Para economizar, basta reduzir o tempo do banho. Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo também é uma boa maneira de economizar. Viu como dá pra ficar cheiroso sem esbanjar? Agora, só não vale dizer que não vai mais tomar banho para economizar água, pois essa desculpa não cola mais!

Escovando os dentes
Esta dica todos conhecem, mas poucos praticam: quando estiver escovando seus dentes, deixe a torneira fechada! Para economizar, abra a torneira apenas para molhar a escova e enxaguar a boca.

Lavando a roupa
Na hora de lavar a roupa, o segredo para economizar água é deixar acumular peças e lavar tudo de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheinha. As roupas muito sujas devem ser deixadas de molho antes de serem lavadas, pois, com isso, a sujeira sai mais fácil e com menos água. Ao lavar no tanque, deixe sempre a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega as roupas.

Lavando a louça
Antes de começar a lavar a louça, devemos raspar os restos de comida e deixar de molho as panelas ou as louças muito sujas. Ensaboe tudo o que for lavar com a torneira fechada e abra a torneira apenas na hora de enxaguar. Ah! E lembre: nada de ficar pegando um copo limpo a cada vez que você for tomar água, pois, para cada copo que você suja, são necessários pelo menos dois outros copos de água para lavá-lo.

Lavando o carro e a calçada
É fácil deixar o carro limpinho sem precisar gastar muita água. É só usar um balde de água de 10 litros para molhar o carro e mais uns três ou quatro para enxaguá-lo. Utilizar a mangueira para essa atividade gera um grande desperdício. O mesmo serve para as calçadas. Devemos usar a vassoura para retirar a sujeira e não o jato de água da mangueira!

Utilizando o vaso sanitário
Muitas pessoas acham que o vaso sanitário é cesto de lixo e jogam papel, cotonetes, algodão, cigarros e mais um monte de porcarias dentro dele. Isso pode entupir o encanamento e fazer com que o lixo volte para a sua casa! Outra dica: deixe a válvula da descarga sempre regulada e não fique apertando-a sem necessidade, pois isso gasta muita água!

Cuidando das plantas
Para cuidar do jardim, substitua a mangueira por um regador. Dessa maneira, você só joga água onde é necessário.

Verificando os vazamentos
Vazamento é um problema! Uma torneira pingando, um cano furado ou uma válvula de descarga desregulada pode desperdiçar milhares de litros de água em um único dia. Certifique-se de que todas as torneiras de sua casa estão bem fechadas e funcionando direitinho e de que a válvula da descarga não está desregulada e soltando mais água que o necessário. Para verificar se existe algum vazamento, faça o seguinte teste: feche todas as torneiras e registros da casa e veja se os números do hidrômetro (aquele aparelho parecido com um relógio que mede o consumo de água) estão movendo-se. Se isso ocorrer, é sinal de que algum cano pode estar furado. Avise seus pais para que o problema possa ser resolvido com urgência!

Viu como é fácil economizar? O planeta Terra precisa de nossa ajuda.
Não seja maluco de desperdiçar água!