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Deputados debatem projeto que destina 50% do Fethab para os municípios

Proposta encontrou resistência do governo, que já teria sido resolvida

Data: Terça-feira, 12/11/2013 00:00
Fonte: MIDIA NEWS

Pedro Alves/MidiaNews


O deputado José Riva é o idealizador da redistribuição do Fethab

 

Os deputados estaduais debatem, na reunião do Colégio de Líderes dessa terça-feira (12), a partir das 15h, o projeto que transfere 50% dos recursos arrecadados através do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para os municípios a partir de 2015.



“Vamos discutir o projeto com todos os deputados e explicar a importância de destinar metade do Fethab para os municípios, pois é lá que o cidadão mora e precisa ser melhor atendido, ter rodovias de qualidade para o deslocamento da população e escoamento da produção. Investir nas cidades é diminuir as dificuldades da população”, disse o deputado estadual José Riva (PSD), idealizador da proposta. 



Riva já apresentou o projeto ao governador Silval Barbosa (PMDB) na última semana. “O governador tinha preocupações sobre os critérios do projeto, explicamos durante um evento no Palácio Paiaguás com a presença de vários prefeitos. Ele gostou dos critérios, que realmente são os mais adequados e não senti nenhuma resistência de sua parte”, afirmou.



Há duas semanas, os parlamentares aprovaram em primeira votação, o projeto de lei 261/13 que altera a Lei n° 7.263, que criou o Fethab. A proposta obriga o Poder Executivo a transferir para os municípios, 50% dos recursos arrecadados por meio do Fethab. 



“Estamos discutindo à exaustão esse projeto nesse momento, em que pese a validade ser para 2015, pois temos que criar o índice para cada município. O objetivo é fazer com que a cidade tome conta da estrada dentro da sua jurisdição. Acredito que seria um alívio para o Estado e para os municípios, essa transferência de responsabilidade de recuperação das estradas para as cidades", prevê o deputado.



"O projeto conta com diversas regras que terão que ser cumpridas, logicamente que se o prefeito não recuperar a estrada, será suspensa a transferência desse recurso, e também propomos a criação de um conselho composto por sindicato rural, sindicato dos trabalhadores e envolvimento das Câmaras Municipais. Portanto, o Fethab será muito mais fiscalizado do que é hoje”, completou.



Distribuição dos recursos

A proposta validada pelas lideranças partidárias estabelece que o valor repassado aos municípios seja calculado de acordo com critérios que consideram o percentual de rodovias estaduais e vicinais que cortam a cidade, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a arrecadação do Fethab na localidade e sua população.



“Vamos aplicar 30% do percentual de 50% com base na quilometragem das rodovias estaduais, 30% baseado na quilometragem de rodovias vicinais e 30% a partir do IDH aplicado de forma invertida, que é o chamado Fethab social. O município que tem um IDH menor vai receber mais recursos, justamente como fator de correção das desigualdades sociais e regionais. Além disso, 5% serão divididos dos recursos com base na população existente e outros 5% de acordo com a arrecadação do fundo no município”, explicou Riva.



De acordo com Riva, até agosto de 2014, a Assembleia Legislativa terá o levantamento da quilometragem das estradas que serão realizadas em conjunto com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Governo do Estado. 



“Hoje o Fethab foi retalhado, ele pode servir para tudo e o que menos faz é estrada. O cidadão que usa as estradas, o empresário que paga para transportar soja madeira, algodão, milho ou gado, paga um imposto que não é barato, mas usa uma estrada de péssima qualidade. Então, estas mudanças vão corrigir uma injustiça muito grande que hoje afeta todos os municípios”, concluiu.



A data estabelecida para começar a valer a nova proposta é janeiro de 2015 em função de 30% do Fethab estar comprometido até o final de 2014 para a execução das obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande. Com os 50% restantes, o Governo do Estado vai aplicar 30% do Fethab em projetos habitacionais e 20% na recuperação e conservação de estradas estaduais pavimentadas.