ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

Municipios de MT continuam na lista dos desmatadores

Data: Quinta-feira, 25/03/2010 00:00
Fonte:

Fonte:tvaripuana

Todos os 20 municípios mato-grossenses citados na lista nacional dos 43 maiores desmatadores da Floresta Amazônica continuam na lista .. Segundo anunciou ontem o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a única cidade que conseguiu sair da lista foi Paragominas, no nordeste do Pará.
Dentre os mato-grossenses, os municípios da lista são Alta Floresta, Aripuanã, Brasnorte, Colniza, Confresa, Cotriguaçú, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Juara, Juína, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Querência, São Felix do Araguaia e Vila Rica.

Estes Muncipios podem sair desta lista.
Palavras do minstro  Minc. "O Mato Grosso esta de parabens nos ultimos cinco anos mais que dobrou a produção agricola e ao mesmo tempo diminuiu em 90% o desmatamento.“A parte mais difícil, que era reduzir o desmatamento, eles já fizeram. O critério que está pegando é o CAR, por isso estamos assinando convênios para acelerar essa regularização”, afirmou.
Varias foram as ações de governo desenvolvidas nestas localidades como o caso da Mutirtrão Arco verde terra legal e por ultimo a assinatrura do convênio para a legalização fundiaria.

Os municípios incluídos acabam recebendo sanções como a proibição a qualquer novo desmatamento (mesmo os permitidos legalmente), sem contar que os produtores rurais da cidade ficam sujeitos a sérias restrições nos créditos agrícolas oferecidos pelo governo.