ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ritual sagrado abre XII Jogos dos Povos Indígenas em Mato Grosso

Data: Domingo, 10/11/2013 00:00
Fonte: Olhar Direto

 

Ritual sagrado abre XII Jogos dos Povos Indígenas em Mato Grosso


Os XII Jogos dos Povos Indígenas iniciaram-se na noite de ontem com a realização de um ritual sagrado realizado por um pagé Paresi. Em seguida, um jovem atleta de corrida de tora da etnia kraô, entrou com a tocha de fogo sagrado antecedendo o desfile de todas as delegações. Após a execução do hino nacional, aconteceu a corrida de tora.



A abertura oficial do XII Jogos dos Povos Indígenas aconteceu com solenidade logo depois do pôr do sol. Prestigiaram o ato o governador Silval Barbosa e o líder indigena Marcos Terena, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, e o vice-governador Chico Daltro. 



A abertura aconteceu no Jardim Botânico, no distrito de Sucuri, numa área de sete hectares, onde foram instaladas, entre outros equipamentos, uma arena de areia de 100 x 80 metros, arquibancadas com capacidade para seis mil pessoas. Paralelamente, acontece a I Feira Nacional da Agricultura Tradicional Indígena. Os jogos são uma iniciativa do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, em parceria com o Governo de Mato e Governo Federal e apoio da prefeitura Municipal de Cuiabá. 



Silval destacou que a relização do evento em Mato Grosso demonstra o respeito da gestão pública com os indígenas. "Nós temos uma forte ligação com todas as etnias em nosso estado e estamos orgulhosos e honrados em realizar este XII Jogos dos Povos Indígenas em Mato Grosso". O governador enalteceu a grandiosidade de números dos Jogos: são mais de 1.600 indígenas, representantes de 16 países, entre delegações participantes, embaixadores, lideranças de 48 etnias, sendo sete estrangeiras. 



O vice-governador Chico Daltro reforçou que Mato Grosso tem uma convivência positiva com todos os povos indígenas e, embora a tutela seja do governo federal, foram desenvolvidas ações no aprimoramento da relação entre índios e não-índios. A ministra Luiza Bairros, em sua fala, manifestou desde já o apoio do Governo Federal à primeira edição dos povos indígenas, proposta do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena e que tem Marcos Terena de articulador. Ela frisou a importância de "festejar a resistência dos povos indígenas" e a energia que emana de um momento, como o da abertura, que luta por um Brasil mais igual e mais justo. 



Marcos Tereza disse que a realização dos jogos é uma oportunidade de mostrar que os povos indígenas não são inimigos do homem branco. "Queremos olhar para o futuro, mas cada povo escrevendo sua cultura e respeitando as diferenças". Ele destacou ainda a realização da I Feira de Agricultura, com exposição dos produtos confecionados por etnias, como colares, pulseiras e outros adereços e também produtos agricolas como mel e própolis. 



Estiveram presentes a primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, os secretários Francisco Faiad (Administração), Janete Riva (Cultura), Maurício Magalhães (Secopa), Pedro Nadaf (Casa Civil), Alan Zanatta (Sicme), Alexandre Bustamante (Segurança) e Carlos Rayel (Comunicação).