ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Ponte do Rio Vermelho em Castanheira recebe manutenção e chuva prejudica passagem por desvio

Data: Sexta-feira, 08/11/2013 00:00
Fonte: Por Assessoria Simno-MT

A equipe de manutenção de pontes que está trabalhando no trecho Castanheira a Colniza está nesse momento realizando reparos na ponte do Rio Vermelho, há 18 km de Castanheira. A recuperação da rodovia e pontes ocorre através de uma parceria entre o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Governo do Estado e Prefeituras.


Os veículos que dependem dessa estrada estão utilizando um desvio para seguir viagem, porém, as fortes chuvas que caem na região tem provocado atoleiros nesse desvio, que tem uma extensão de 05 km, deixando uma longa fila de veículos na estrada.


Uma equipe que fiscaliza as obras foi até o local na tarde desta quinta-feira, 07 de novembro, e constatou que o desvio por Novo Horizonte não há caminhões atravessados interditando a pista, porém, durante toda a tarde e noite as chuvas não deram trégua, o que impossibilitou que os caminhões e ônibus pudessem trafegar sem ficar atolados, esperando a estiagem para seguir o trajeto.


Neste desvio a equipe de manutenção das estradas está prestando atendimento por enviar máquinas (pá-carregadeira e escavadeira, quando necessário) para puxar os veículos, além de utilizar uma caminhonete para baldear crianças e idosos. É a solidariedade que muito contribui em horas como essas. E hoje (08), o Simno enviará um trator esteira para puxar todos os veículos, por entender que mesmo sem a estiagem o tráfego precisa ser liberado.


As madeiras para a recuperação da ponte já estão no local, no trecho que vai de Castanheira sentido Juruena, pela via principal e a equipe está trabalhando em ritmo acelerado para finalizar a reconstrução da ponte e liberar no máximo até o final de novembro.


Um fato muito preocupante foi presenciado por nossa equipe. Baldeação de passageiros de ônibus de um lado para o outro por cima da ponte, conforme se pode ver na foto. Um ato extremamente arriscado, pois, não há pranchas na ponte e idosos e crianças estão se equilibrando sobre a estrutura, aumentando o risco de acidente fatal.


Na oportunidade, a equipe visitou propriedades em busca de material para cobrir as imperfeições da pista e assim que as chuvas derem uma trégua os trabalhos serão retomados para tentar cumprir os prazos e entregar as pontes e a pista em boas condições para população em geral.


A demora no repasse do recurso por parte do Governo do Estado prejudicou muito a execução dos serviços. Por mais que boa parte da estrada tenha sido recuperada, começam a aparecer pontos isolados de pequenos atoleiros onde já foi feita a recuperação, como é o caso do trecho conhecido como 'Veneno', há cerca de 30 Km de Colniza, que ficou interditado nessa quinta-feira, Hoje a equipe responsável pelo trecho procederá com o desbloqueio e também com os reparos necessários.


Visando manter a integridade física dos trabalhadores das empreiteiras que realizam a obra de recuperação da estrada e das pontes, ofícios foram enviados às Polícia Militar e Polícia Civil para que façam diligências no local, já que algumas pessoas, com ânimos exaltados, estão ameaçando verbalmente os funcionários.


Apesar de todos os contratempos e impaciência por parte dos motoristas, as obras continuam e o sindicato apresentará a prestação de contas parcial ao Governo de Mato Grosso na próxima semana, e continua aguardando o repasse dos R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), restantes para finalizar a manutenção.