ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Famato e parceiros realizam palestras sobre morte súbita de pastagens em oito municípios de MT

Data: Sexta-feira, 08/11/2013 00:00
Fonte: ASCOM FAMATO

Dando continuidade à rodada de palestras sobre Morte Súbita de Pastagens, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), representada pela sua Comissão de Pecuária de Corte, em parceria com os Sindicatos Rurais e a DowAgroSciences, levará, entre os dias 14 e 22 de novembro, informações sobre o tema para oito municípios da região norte de Mato Grosso: Carlinda, Paranaíta, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Apiacás, Cotriguaçu, Juruena e Castanheira.

 

O analista de Pecuária do Núcleo Técnico da Famato, Rafael Linhares, destaca que na primeira rodada, realizada em outubro, os produtores rurais puderam tirar dúvidas sobre o tema. “Em Marcelândia, por exemplo, os produtores participaram em peso da palestra, tirando dúvidas e pedindo orientações sobre o manejo para evitar a perda de pastagens ”, comenta Linhares. Ele acrescenta que, após as palestras, os representantes da DowAgroSciences ficam à disposição para atender os interessados em suas respectivas áreas. 

 

A morte súbita de pastagem, também conhecida como Síndrome da Morte do Braquiarão, é a consequência de diversos fatores que durante muito tempo acarretam na perda de pastagens. Assim como em outros Estados, em Mato Grosso a preocupação é grande em relação a essa doença. Diante do avanço desta síndrome em grandes áreas, ela está deixando o pecuarista com menos pastos disponíveis para alimentação do seu rebanho.

 

“As palestras são demandas dos sindicatos identificadas pelo Núcleo Sindical da entidade durante as visitas realizadas no primeiro semestre deste ano. São esclarecimentos importantes para os produtores”, explica o presidente da Famato, Rui Prado.

 

Neste ano já foram realizadas pela Famato e Sindicatos Rurais 68 palestras sobre diversos temas como Código Florestal, Plano Safra e questões trabalhistas em várias regiões do Estado.