ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Dilmar critica falta de planejamento nas obras da Copa do Mundo

O parlamentar afirmou que as obras têm sido conduzidas de forma improvisada, fato que tem prejudicado a população e o comércio.

Data: Sexta-feira, 08/11/2013 00:00
Fonte: Expresso MT
O deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) atribuiu o atraso nas obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande à falta de planejamento da administração estadual. O posicionamento foi feito durante sabatina realizada pela Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes da Assembleia Legislativa (CIUT) aos representantes da CAB Cuiabá, Cemat Rede Energia, Sistema Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e a Secopa.

 
 "A definição pelas cidades sede da Copa foi feita em 2011, e até o final daquele ano nada de concreto havia sido feito. Apenas palanque foi o que se viu. A Secopa  não teve o mínimo de  compromisso com o planejamento e  não tem noção do que é a relação custo/benefício", criticou.

 
O parlamentar afirmou que as obras têm sido conduzidas de forma improvisada, fato que tem prejudicado a população e o comércio.  “Não houve seriedade do governo em cobrar serviços de qualidade, são obras mal elaboradas. Participei da vistoria do KM Zero e verificamos que o comércio local perdeu a clientela e que o VLT não ficará pronto para a Copa, possivelmente somente o Eixo I”, lamentou.

 
O posicionamento de Dal’Bosco foi reforçado pelo pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), Juares Samaniego. Segundo ele, o órgão solicitou, por diversas vezes, que a Secopa encaminhasse  os projetos para análise, mas não obteve retorno.

 
“Projetos bem elaborados não têm erro. Erram porque,  primeiro começam a obra para depois  pensar em  vias alternativas”, explicou, ao se referir a algumas trincheiras que praticamente são interrompidas porque dependem de mudança na rota do tráfego.

 
A reunião também contou com a presença do secretário adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander, diretor Geral da CAB Cuiabá, Ítalo Joffily, vice-presidente de Operação da Cemat Joubert Meneguelli, secretário da SMTU, Antenor de Figueiredo Neto, além os deputados Sebastião Rezende (PR) – presidente da Comissão,  Ezequiel Fonseca,  Nininho (PR) e o diretor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (Amaes), Jacirio Maia.