ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Procura pela 1ª habilitação cai 70% nas autoescolas de MT

Paralisação dos servidores preocupa empresários do setor no Estado

Data: Terça-feira, 05/11/2013 00:00
Fonte: Mídia News

As autoescolas de Cuiabá amargam prejuízo de 70% com a greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), iniciada no dia 21 de agosto. A informaçãobservação é do presidente do sindicato da categoria, Djalma Nogueira de Souza. 



A preocupação com as consequências da paralisação dos servidores e a queda do faturamento das empresas levaram o presidente do Sindicato das Autoescolas a se reunir, na manhã de segunda-feira (4), com a representante do sindicato dos servidores do órgão, Veneranda Acosta. 


Os empresários do ramo pedem que pelo menos 30% do efetivo voltem ao trabalho para que os aprendizes de motoristas possam fazer as provas práticas. 



“Geralmente, os alunos deixam as cinco últimas aulas práticas para fazer às vésperas da prova prática, mas, com a greve, nenhuma esta sendo feita. Os alunos não querem continuar as aulas e preferem esperar. A procura pela primeira habilitação caiu em 70%”, disse Djalma Souza. 



A preocupação com o prolongamento da greve é em função, também, das consequências financeiras no final de ano, época em que o setor, assim como os demais segmentos do comércio, fatura mais. Com 13º salário, muitos se candidatam a se tornar motoristas habilitados. 



“Esperamos que esse impasse entre os servidores e o governo termine logo”, observou Souza. 



Diálogo



O presidente do Detran, Giancarlo Castrillon, disse que, semanalmente, mantém diálogo com os servidores. Ele informou ainda que vai tentar agendar uma nova rodada de negociação com o sindicato e o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf.



“Já atendemos a mais de 90% das reivindicações deles. Já devolvemos os servidores de outras pastas e dos municípios atendendo no órgão, vamos realizar concurso público em 2014, vamos nomear cinco técnicos de carreira para ocupar cargo na TI (Tecnologia da Informação) do Detran. Eles cobraram melhora no sistema Detran net”, disse.



Castrillon afirmou que os demais pontos de impasse, como a não terceirização da vistoria ambiental e o aumento dos repasses para o órgão, são prerrogativas do governador e ele age da forma que achar pertinente. 



“Acho que falta bom senso dos servidores quanto a este assunto. É uma decisão de Governo. O governador foi eleito democraticamente e é uma prerrogativa dele decidir modernizar o sistema de vistoria por meio da terceirização”, observou. 



A presidente do sindicato, Veneranda Acosta, informou que ainda aguarda resposta do Governo quanto às propostas. 



Por enquanto, segundo ela, os servidores não vão ceder das reivindicações dos repasses contínuos de recursos para o órgão, numa forma de reforma administrativa e da vistoria ambiental de execução restrita aos servidores do Detran.