ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

Sema lança Guia de Campo para identificação de tipologias vegetais de MT

Data: Quinta-feira, 25/03/2010 00:00
Fonte:

Fonte:tosabendo

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Biodiversidade/Coordenadoria de Ecossistemas, lança nesta quinta-feira (25.03), às 15 horas, no Auditório do Parque Estadual Massairo Okamura , o “Guia de Campo – Caracterização de Tipologias Vegetais de Mato Grosso”.

Organizado e elaborado pelos técnicos da Sema, o biólogo, M.Sc em Ecologia e Conservação da Natureza, Elton Antonio Silveira e pela engenheira florestal, Dra. em Biologia Vegetal, Hélida Bruno Nogueira Borges, o Guia surgiu da necessidade de estabelecer uma metodologia que fosse de fácil aplicação e que produzisse resultados confiáveis, sob as óticas técnica e científica, na identificação das tipologias vegetais encontradas no estado.

Mato Grosso, com uma área de 903.357 km², inserida em duas das maiores bacias hidrográficas brasileiras - a Bacia do Paraguai (Bacia do Rio Paraná) e a Bacia Amazônica -, tem em seu extenso território três grandes biomas, Amazônia, Cerrado e Pantanal, que reúnem diferentes ecossistemas, formando um mosaico de ambientes naturais, com diferentes extensões de área ocupada e distribuição geográfica, o que traz uma serie de implicações.

Eliani Fachim, superintendente de Biodiversidade, explica que nesse contexto, o Guia de Campo irá “auxiliar os profissionais e estudantes, das áreas da engenharia florestal e biologia, por exemplo, em suas atividades, de estudo ou produtivas, na identificação das diferentes fitofisionomias presentes na região em especial os agentes do setor florestal”.

Ela destaca que a iniciativa recebeu o apoio do Projeto BRA/00/G31, de Promoção de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade nas Florestas de Fronteira do Noroeste de Mato Grosso, que reconheceu a sua aplicabilidade a todo o território mato-grossense.

A superintendente, responsável pelo prefácio da obra, ressalta ainda que o Guia de Campo é também uma importante contribuição “no processo de tomada de decisão, como um instrumento orientador para o licenciamento rural do estado, no uso dos recursos naturais e no monitoramento dos seus efeitos sobre o meio ambiente, assegurando o equilíbrio entre as necessidades socioeconômicas, com as exigências ecológicas e legais relativas ao meio ambiente”. Além de ser utilizado como referência para o corpo técnico da Sema já que tem como base, a classificação da vegetação conforme o Manual Técnico da Vegetação Brasileira, publicado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Segundo os autores, até hoje, a identificação das diferentes tipologias encontradas no território mato-grossense era realizada com base em diferentes mapas de vegetação que tem se mostrado inadequados na definição precisa dos limites das tipologias.

“A experiência de Mato Grosso mostra o quanto é importante a identificação de uma tipologia e a definição de seus limites. O estado foi o primeiro a introduzir o licenciamento ambiental das propriedades rurais, cujo processo tem como uma de suas exigências, a averbação em cartório da reserva legal e a proteção das áreas de preservação permanente e, as tipologias vegetais, tem implicação direta nesse processo e nas políticas públicas de conservação da biodiversidade”, explicou Elton Antonio Silveira.

O Guia de Campo traz informações teóricas, conceitos, mapas, formulários e exemplo de dados e estudo de caso – Mapeamento das Tipologias de Vegetação da Sub-Bacia do Rio Formiga, em Campos de Julio -, que irão auxiliar os técnicos na caracterização de tipologias, no seu trabalho de campo.

O técnico explicou também que no Guia de Campo, as tipologias de vegetação foram determinadas após levantamento de dados sobre o meio físico e biótico, que permitiram a caracterização do ambiente em pontos amostrais. Os dados coletados foram sistematizados em um Protocolo de Coleta de Dados, elaborado de forma a assegurar o levantamento das informações em um curto espaço de tempo.
Na elaboração e publicação da obra contribuíram técnicos da Sema, entre outros, Eliani Fachim, Gabriela Rocha Priante Teles de Avila e Ligia Nara Vendramin; Jonas Ferreira dos Santos, da Seplan – Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan-MT), e do IBGE, do Rio de Janeiro, Manoel Messias Santos.

Os autores

Elton Antonio Silveira é biólogo, mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é Analista de Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), onde colabora no Projeto de Mapeamento da Vegetação Primária do Estado.

Hélida Bruno Nogueira Borges é engenheira florestal, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestre e doutora em biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é Analista de Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).