ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Caminhões com madeira retirada de terra indígena são apreendidos em Aripuanã

Flagrante ocorreu na cidade de Aripuanã, durante operação Onda Verde. Conforme o Ibama, 41 toras eram transportadas nos caminhões.

Data: Sábado, 02/11/2013 00:00
Fonte: Do G1 MT/ Foto: TOP NEWS

Quatro caminhões carregados com 41 toras foram apreendidos na madrugada de sexta-feira (1º) em Aripuanã, a 976 km de Cuiabá, durante a operação Onda Verde, de combate ao desmatamento. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os cerca de 133 cúbicos foram retirados de forma ilegal da Terra Indígena Arara do Rio branco.


O Ibama afirma que a madeira era ‘esquentada’ com créditos fictícios de planos de manejos situados nas proximidades das reservas. Os veículos flagrados fazendo o transporte foram encaminhados ao pátio da Secretaria de Obras do município e os respectivos condutores levados para a delegacia da Polícia Civil.

 

Alvo de operações ambientais desde 2010, em Aripuanã o volume aplicado em multas nestes três anos chega aos R$ 26 milhões, ainda conforme o Instituto. Em todo Mato Grosso a Onda Verde já motivou o embargo de quase 55 mil hectares como resultado das operações apenas no primeiro semestre.


De janeiro a junho as multas atingiram os R$ 242 milhões, referentes à lavratura de 492 autos de infração, indicou o órgão em balanço apresentado.