ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Abertura oficial da 2ª Feinoroeste acontece hoje em Aripuanã

Evento reúne diversos produtores da região Noroeste de Mato Grosso.

Data: Sexta-feira, 01/11/2013 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES

Esta sendo realizada, no espaço do Parque de Exposições de Aripuanã, a 2ª Feinoroeste (Feira da Agricultura Familiar e Torneio Leiteiro Regional). O Torneio Leiteiro conta com a participação de produtores rurais dos municípios de Aripuanã, Cotriguaçu, Castanheira e Juína. No total, 23 animais participam da disputa.


A primeira ordenha ocorreu na manhã desta sexta-feira (01) e gerou muita expectativa entre os participantes. O produtor Ivan Pereira Rios, pecuarista de gado de corte e de leite na cidade de Castanheira há mais de 20 anos, ficou bastante animado com os primeiros resultados.


“Estou participando com a Dama Rica, vaca que foi campeã em Castanheira. Na primeira parcial ficamos entre os cinco primeiros, então acredito que até o final do Torneio Castanheira será bem representada”, afirma Ivan.


Ozeias Rodrigues é representante do município de Juina, para ele apesar do cansaço ocasionado pela rotina é muito gratificante participar do torneio. “É bastante corrido, cansativo, mas quem gosta tem que estar na luta, batalhando para conseguir vencer”, disse.


O aripuanense Alex Henrique Silva, produtor rural na Cidade Morena há 4 anos, disse que o resultado da primeira ordenha foi dentro do esperado. Para ele, a competição serve de incentivo para os pecuaristas. “Um animal deu 20 quilos e 300 gramas e o outro 22 quilos e 120 gramas. É um incentivo a mais para o produtor de leite investir em melhoramento de genética”, completa.



Juarez Cividini, presidente da Cooperativa Sicredi, um dos parceiros do evento, destaca a importância do apoio aos produtores da região. “Temos um compromisso com o produtor e como Cooperativa de Crédito, nós temos mais que incentivar e apoiar o produtor para que ele avance na genética e na sua produção”, assegura.


O evento que começou na quinta-feira (31) prossegue até este domingo no Parque de Exposições. A abertura oficial acontece na noite desta sexta-feira (01), a partir das 19 horas.


A 2ª Feinoroeste é uma realização da Prefeitura de Aripuanã em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf/MT) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Agroambiental do Vale do Juruena, que é composto pelos municípios de Aripuanã, Colniza, Juruena, Cotriguaçú, Castanheira e Juína.

 

Confira a programação do 2º Torneio Leiteiro Regional:

 

Dia 01/11 - Sexta-feira

17:00 horas – Palestras Banco do Brasil, Sicredi e INDEA.

19:00 horas – Abertura oficial

23:00 horas – 3ª Ordenha

 

Dia 02/11 – Sábado

06:00 horas – 4ª Ordenha

14:00 horas – 5ª Ordenha

19:00 horas – Contagem de votos

22:00 horas – 6ª Ordenha

23:00 horas – Bailão e escolha da Rainha

 

Dia 03/11 – Domingo

06:00 horas – 7ª Ordenha

09:00 horas – Premiação

12:00 horas – Almoço e encerramento.