ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sinop é a cidade com maior número de casos de dengue este ano em MT

Localizada na região Norte, Sinop registrou 8.156 casos de dengue e 4 mortes. Prefeitura irá distribuir mudas de citronela, repelente natural aos mosquitos.

Data: Quarta-feira, 30/10/2013 00:00
Fonte: G1 MT
Sinop, cidade distante 503 km de Cuiabá, é o município mato-grossense que mais registrou casos de dengue em 2013, segundo o último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (Ses), que contabilizou os dados de 1º de janeiro até o dia 24 de outubro. Na cidade foram registradas 8.156 notificações da doença e quatro mortes confirmadas. Em todo o estado, o número de casos de dengue soma mais de 43 mil, com 36 ocorrências sobre pessoas que morreram vítimas da doença. Desse total, segundo o órgão, 34 mortes por dengue foram confirmadas.

 
O número de casos da doença em Sinop é alto se comparado com as quatro maiores cidades do estado. Cuiabá registrou 3.359 notificações de dengue esse ano. A capital possui 569.830 habitantes, cinco vezes mais que Sinop, que conta atualmente com 113 mil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já Várzea Grande, região metropolitana da capital, contabilizou 752 casos de dengue e Rondonópolis, distante 218 km de Cuiabá, registrou 3.133 casos.

 
Para tentar amenizar a situação, a Prefeitura de Sinop informou que vai distribuir gratuitamente à população mudas de citronela. A planta é um repelente natural aos mosquitos transmissores da dengue, como explicou o engenheiro agrônomo José Clebson Fernandes. “A citronela exala um cheiro muito gostoso para nós humanos, mas para os insetos é um cheiro não agradável. Então a citronela é uma planta que é repelente não só  contra os mosquitos da dengue, mas para os outros insetos”, afirmou.

 
Segundo informações da Secretaria de Agricultura de Sinop, duas mil mudas de citronela serão distribuídas no mês de novembro, mas a população já pode adquirir a planta no viveiro municipal.