ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Em Pacaembu lotado, Palmeiras fica no zero com São Caetano e volta à elite

Data: Sábado, 26/10/2013 00:00
Fonte: TERRA/ Thiago Tufano

O Estádio do Pacaembu foi palco de uma enorme festa neste sábado para comemorar o retorno do Palmeiras à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. De fato a festa aconteceu e o time alviverde garantiu o acesso, mas da maneira menos emocionante possível: com um empate por 0 a 0 com o São Caetano, pela 32ª rodada da Série B.

 

A torcida palmeirense, bastante otimista com a forma recente da equipe de Gilson Kleina – e também ciente de que o São Caetano ocupava a penúltima posição da tabela da Série B –, lotou o Pacaembu. Além disso, o clube prestou homenagem á ídolos da história do clube, entregou placa a Ademir da Guia e até o presidente Paulo Nobre se ajoelhou perante o melhor jogador que já vestiu o manto alviverde.

 

O time também entrou em campo com “roupa de festa”: o tradicional uniforme verde e branco deu espaço a um uniforme semelhante ao da Seleção Brasileira, em referência ao time de 1965 que representou o País em amistoso contra o Uruguai, no Mineirão. Fato inusitado é que, como o São Caetano jogou com camisas e meias azuis e calções brancos, não ficou difícil imaginar um confronto entre Brasil e Itália.

 

Dentro de campo, porém, a partida não correspondeu às expectativas dos mais de 30 mil torcedores que foram ao Pacaembu neste sábado. O primeiro tempo até teve um certo equilíbrio, mas o lance que mais chamou a atenção foi protagonizado pelo árbitro Wilson Luiz Seneme aos 39min: o atacante Alan Kardec se chocou com o goleiro Rafael Santos na área e foi assinalado o pênalti. O juiz, porém, conversou com um de seus assistentes e cancelou a infração, revoltando os jogadores palestrinos.

 

O Palmeiras voltou mais incisivo no segundo tempo, mas, mesmo com o chileno Valdivia em campo, não conseguiu marcar. Quando não era o goleiro Rafael Santos, revelado nas categorias de base do Corinthians, que fazia boas defesas, a pontaria falhava. A melhor oportunidade saiu dos pés do zagueiro Henrique, que, após bate e rebate na área, chutou alto e a bola passou rente ao travessão.

 

O acesso do Palmeiras, na verdade, já estava garantido antes mesmo de a partida chegar ao final no Pacaembu. Como o Joinville havia batido o Paraná por 1 a 0, em jogo finalizado antes do confronto na capital paulista, a equipe de Gilson Kleina não poderia mais ser alcançada por Icasa e nem Paraná (primeiros times fora do G-4) mesmo se perdesse para o São Caetano.

 

O empate sem gols deixou o Palmeiras com 69 pontos, isolado na primeira posição da Série B e com uma vantagem ainda confortável sobre a vice-líder Chapecoense, que tem 60. Já o São Caetano permaneceu em situação extremamente incômoda na tabela: penúltimo, com 31 pontos, e bastante ameaçado de rebaixamento para a terceira divisão.

 

Para lançar a camisa comemorativa do centenário, Palmeiras convoca ex-jogadores históricos, que entraram em campo antes da partida contra o São Caetano