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NOTÍCIA

Professor da AJES orienta alunos para o Enem 2013

Data: Quinta-feira, 24/10/2013 00:00
Fonte: Juína News

 

Entrevista com o professor Dário sobre a redação do ENEM. Professor Dário é especialista em educação, professor universitário, de cursos preparatórios para concursos e ENEM. 

 

Juína News. Professor, o baixo desempenho da maioria dos alunos, especialmente das escolas públicas, na redação do ENEM ocorre Por quê? 

 

A redação do ENEM normalmente é um texto de caráter dissertativo-argumentativo sobre um tema atual, portanto exige do candidato uma proposta de intervenção, ele deve ser capaz de apresentar o assunto de forma clara, objetiva, concisa, problematizar e ao final propor soluções viáveis. Nesse processo muitos se perdem. Nossos alunos leem muito pouco. Há casos de alunos que concluíram o ensino médio sem ler um único livro inteiro. Grande parte teve uma educação básica fragmentada. Desde a década de 80 o Ministério da Educação vem se preocupando em colocar mais crianças e adolescentes na escola e baixar os altos índices de reprovação, contudo a qualidade do ensino público vem se deteriorando ano a ano. Ocupamos as últimas posições no ranking da educação, países como Colômbia e México estão à frente do Brasil. A criança precisa ser incentivada desde as series iniciais a ler, a desenvolver o gosto e o amor pela leitura, nossas escolas não são atrativas, a alta evasão escolar é uma prova disso. É necessário repensar o modelo de educação, de formação de professores e principalmente de práticas pedagógicas. Uma boa redação consiste em 50% leitura e 50% a prática da escrita, pois quanto mais uma pessoa ler mais rica se torna seu vocabulário e conseqüentemente desenvolve outras habilidades cognitivas como por exemplos a criatividade e o raciocínio crítico. Outro dia um amigo meu, professor universitário, reclamou que tem alunos no ensino superior que são analfabetos funcionais. Isso é desesperador precisamos urgente mudar essa triste realidade, e acabar com o abismo que há hoje entre o ensino básico privado e o público.

 

Juína News. Quais competências,  a redação do ENEM avalia?

 

São cinco competências: primeira, se o candidato domina a norma culta, ou seja, a escrita padrão regida pelas normas gramaticais; segunda compreender a proposta e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento então desenvolvê-las; terceiro: selecionar,relacionar,organizar e interpretar informações.Simplificando,o candidato vai se posicionar criticamente diante de um fato,emitir sua opinião de forma clara ,objetiva,expor as causas e conseqüências do problema;quarta,saber usar adequadamente os mecanismos lingüísticos: conectivos,conjunções ,preposições;quinta,o candidato vai intervir ,propor soluções respeitando os direitos humanos.Palavras de baixo calão nem pensar..

 

Juína News. Muitos alunos não sabem as diferenças e as características entre  um texto narrativo, descritivo e dissertativo. O ENEN normalmente cobra um texto de caráter dissertativo, por quê?

 

Bom !Primeiro vou deixar claro as diferenças entre os textos: um texto é narrativo quando ele conta uma história, têm personagens centrais e secundários, tempo, espaço, lugar é dinâmico. O autor pode contar uma historia que se passa no passado, futuro ou presente, seja verdadeira ou fictícia, exemplos: contos, romances, novelas, carta, relato.

Há textos puramente descritivos, isso ocorre normalmente em textos feitos para vender um determinado produto, exemplo textos que destacam características de um bem, pode ser celular, televisão e outros, o texto descritivo pode tanto descrever espaços, pessoas ou coisas, ele é estático, ou seja, não tem movimento, posso lê-lo do inicio para o fim ou do fim para o inicio e não altera a informação, “atenção” grande parte dos textos narrativos têm passagens descritivas, porém o que predomina é a narração.

Já o texto dissertativo requer a intervenção crítica do candidato, pois dissertar significa emitir opinião sobre qualquer assunto, parece difícil, porém fazemos isso o tempo todo: quando elogiamos alguém, falamos mal, quando concordamos ou não com a opinião alheia sobre um assunto ou emitimos a nossa. Só que a escrita é sistematizada, por isso exige do candidato organização do raciocínio. Em um texto dissertativo é necessário argumentar de maneira sólida, o candidato precisa sustentar seu ponto de vista com justificativas que embasem que sustentem sua afirmação. É justamente por isso que é o tipo de texto mais cobrado não só no ENEM, mas também em diversos concursos públicos, pois a banca quer saber como o candidato se posiciona diante de problemas atuais, contemporâneos e principalmente sua proposta de intervenção.

 

Juína News. Professor, muitos alunos confundem coesão e coerência textual, qual a diferença?

 

Simplificando, Coesão textual é ortografia, acentuação, concordância, regência. Coerência significa organizar ideias interligá-las, um raciocínio seguinte completa o anterior. Veja o exemplo de forma simples:

Há um caos na saúde pública de todo país// resultado da falta de investimentos, do abandono e descaso//a população carente é a principal vítima desse sistema de saúde// onde não há leitos suficientes em hospitais, não há médicos, não há medicamentos//um lugar que deveria salvar vidas// e tratar enfermos com dignidade//porém o choro, o desespero, o sentimento de impotência e principalmente a morte fazem parte do ambiente// e da rotina de milhões de desafortunados brasileiros//que procuram todos os dias a rede pública de saúde.

Veja há um encadeamento de idéias interligadas.  

  

Juína News. Quais temas podem cair na redação?

  

Em quase todas as edições anteriores do ENEM a banca aplicou temas sobre atualidades: exploração do trabalho infantil, violência, ética, imigração, desmatamento entre outros. O conhecimento multidisciplinar ajudar muito a produzir um bom texto, ou seja, disciplinas como história, geografia e atualidades são tão importantes como a de português. Alguns temas que podem cair: primavera árabe, a importação de médicos estrangeiros, energias renováveis, o risco do uso da energia nuclear “o desastre de Fukushima”,legado da copa,olimpíadas,os protestos ocorridos no Brasil  associados ao papel da população para as transformações sociais ...

 

Juína News. Quais os erros mais comuns na redação do ENEM?

  

O uso de chavões, por exemplo: desde os primórdios; nos dias de hoje; cada vez mais; nos tempos atuais, antigamente entre outros.Chavões são palavras que em cada dez redações pelo menos metade usam as mesmas palavras,o senso comum.Isso mostra a falta de criatividade do candidato.

 O uso do pronome em 1º pessoa é outro erro bem comum: eu acho, eu penso. O uso de ditados populares: deus ajuda quem cedo madruga. O uso de gírias ou palavras de baixo calão. Avisar que está terminando a redação é outro erro grave,exemplo o uso de expressões finalizando,concluindo, por último. Há erros também de ortografia, concordância, regência, acentuação, parágrafo longo demais, redundância o candidato não consegue apresentar argumentos novos. Repete excessivamente a mesma palavra, pois não consegue usar adequadamente os pronomes e nem usar palavras de significados semelhantes e de coerência: apresenta idéias confusas e desconexas.  

  

Juína News. Que dicas o senhor dá para quem quer tirar uma boa nota na redação?

 

Não use parte dos textos motivadores que estão na prova do ENEM, eles servem apenas para situar você no assunto, leia atentamente a proposta, construa sua tese, organize suas ideias, selecione os argumentos, estruture seu texto, revise sua redação. Lembre-se um texto dissertativo é dividido em três partes: introdução/desenvolvimento e conclusão. Podemos iniciar uma redação de várias formas, eis algumas: com uma afirmação “Os acidentes de trânsito já são as principais causas de morte entre os jovens no Brasil”; uma definição; “A sociedade é formada por um grupo complexo de pessoas de todas as idades, heterogênea com padrões culturais comuns” ;uma citação, “Penso ,logo existo”;o uso de dados estatísticos, “ Segundo dados do ministério da justiça 50 mil pessoas foram  assassinadas  em 2012;uma narração, “Paulo era um garoto de 13 anos, saudável,brincalhão,inteligente  que adorava jogar bola até conhecer o Crack, uma droga devastadora que  roubou todas suas virtudes”...;

Não use parágrafo longo, não ultrapasse cinco linhas,seja claro,objetivo, justifique seu ponto de vista, não use palavras rebuscadas, seja simples. No desenvolvimento se você colocar as causas do problema coloque também as conseqüências, exemplo: sexo sem proteção /conseqüência DSTS, gravidez precoce. Consumo de cigarro/conseqüências doenças respiratórias (câncer de pulmão) ...

Na conclusão apresente propostas consistentes de intervenção, exemplos: educação sexual, distribuição de anticonceptivos “camisinha”.

Contra o consumo do tabaco: campanhas que mostrem os malefícios do cigarro, oferecer tratamento de desintoxicação para fumantes na rede pública de saúde... 

CUIDADO ao escrever um texto dissertativo, lembre-se é um texto em prosa não em versos, portanto texto com estrutura de poema e poesia é inaceitável, respeite às margens da linha, não pule linhas.

Faça um rascunho e procure manter a calma, mas até o dia da prova procure ler textos sobre assuntos diversos e atuais, afinal é impossível escrevermos um bom texto sobre algo que não sabemos.  

 

Juína News. Os cursos mais concorridos nas Universidades públicas como medicina,engenharia e direito, ainda em grande parte, as vagas são ocupadas por alunos de escolas particulares,muitos da elite.O que fazer para que alunos da rede pública e a grande maioria de famílias de baixa renda ocupem essas vagas?

 

O governo já vem fazendo de forma tímida sua parte, implantou o sistema de cotas que destina parte das vagas em universidades públicas a alunos que se declarem negros, pardos ou indígenas. Outro programa de inclusão de alunos carentes, o PROUNI, que distribui bolsas para alunos de baixa renda que concluíram o ensino médio em escolas públicas e para alunos bolsistas de escolas particulares. Porém são medidas paliativas é necessário investir na educação pública, torná-la de excelência como ocorre em países desenvolvidos. No inicio da década de 60 a Coreia do Sul tinha um terço do PIB brasileiro e estava em reconstrução, pois vinha de uma guerra civil “1950 a1953” que matou mais de um milhão de coreanos, arrasou a economia e dividiu o país ao meio, dando origem a aberração comunista Coreia do Norte. A fórmula para sair da estagnação econômica foi simples: investir em infraestrutura e 10 do PIB em educação, hoje a Coreia do sul tem as indústrias mais competitivas do mundo, um pólo tecnológico extraordinário, um modelo de educação que está entre os melhores. Enquanto exportamos para o Sul Coreanos minério de ferro, carne, milho, soja, algodão, banana e café; produtos primários que têm baixos valores agregados e privilegia apenas uma pequena elite econômica brasileira, portanto concentradores de renda. Os sul coreanos vendem para nós produtos industrializados com altos valores agregados: eletroeletrônicos, carros, aparelhos hospitalares entre outros. Ou nós priorizamos a educação como questão principal para alavancar este país, ou continuamos reféns da incultura e eternos dependentes de programas assistencialistas que escravizam parte da população num circulo vicioso onde miséria e ignorância anda de mãos dadas, porém esta é bem pior que a escravidão física.

 Hoje, se a China, principal parceira comercial do Brasil, resolver para de comprar do nosso país,quebrar a nossa economia, em especial, Mato Grosso que tem como base de sustentação econômica o agronegócio.Portanto quanto maior a diversificação da economia melhor e isso só acontece em países que têm centros de ensino e de pesquisa de excelências, que tem uma população altamente qualificada,ou seja,a resposta do sucesso já é conhecida e simples:Educação,Educação,Educação...

 

Juína News. Só deve fazer o ENEM quem estiver concluindo ou já concluiu o ensino médio?

  

Não!Quem já concluiu, alunos que estejam concluindo o ensino médio e também os dos primeiro e segundo anos, para ter um primeiro contato com o modelo de avaliação. Também aqueles que irão usar o ENEM como forma de conclusão do ensino médio, pois se o candidato conseguir média igual ou superior a 400 por disciplina e na redação consegue a certificação do ensino médio “apenas para pessoas maiores de 18 anos”, porém as secretarias estaduais têm permissão para aumentar essa nota. Vale ressaltar que o ENEM é usado como vestibular pela imensa maioria das universidades do país e pelo PROUNI, programa do governo federal que distribui bolsas de estudos de 50 a 100% para alunos com renda per capita de até um salário mínimo e meio por pessoa e que fizeram o ensino médio em escola pública. 

 

BOA PROVA!!!