ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Veículos guinchados e não 'resgatados' serão leiloados em novembro

Data: Quarta-feira, 23/10/2013 00:00
Fonte: Welington Sabino, repórter do GD
 
Otmar de Oliveira
Veículos guinchados e não 'resgatados' pelos donos em 3 meses vão a leilão em novembro

Está previsto para ocorrer em novembro deste ano, o primeiro leilão da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Cuiabá, comandada por Antenor Figueiredo. São 70 motocicletas e 3 carros que foram guinchados e multados há mais de 3 meses e os donos mesmo notificados, não providenciaram a quitação dos débitos e o “resgate” dos veículos. Parte da frota, inclusive, são motocicletas financiadas e, que portanto, pertencem a bancos e financeiras e mesmo assim serão leiloadas.


Embora qualquer bem financiado seja de propriedade da financeira até a quitação da última parcela, a pessoa que fez o financiamento é responsável pelo destino dos mesmos. No caso dos veículos que não foram retirados do pátio da secretaria e serão leiloados, os donos vão ficar sem os carros e motos e mesmo assim precisam quitá-los junto às financeiras e bancos, caso contrário têm com os nomes negativados em órgãos de proteção ao crédito.


O secretário Antenor Figueiredo explica que todos os trâmites necessários para a realização do leilão foram seguidos. “Já fizemos vários comunicados aos proprietários. Inclusive, algumas são de bancos, mas passaram 90 dias e a lei permite que a gente faça esse leilão”, diz. O secretário ressalta que o leilão precisa ser feito até mesmo para desocupar o pátio.


Figueiredo pontua que o dinheiro arrecadado vai pagar as penalidades que por ventura o veículo tiver e o resto vai ser voltado para o Fundo Municipal de Trânsito e Transporte para ser investido na cidade. “Eu queria deixar claro aqui que a gente não arrecada dinheiro com o guincho, nós só repassamos para a empresa que trabalha. Nós arrecadamos as multas que vão para o Fundo Municipal de Trânsito e Transporte Urbano. Isso ai sim nós pegamos esse dinheiro e revertemos para o bem do trânsito e para a sociedade cuiabana”, se enfatiza ele ao ser questionado sobre as taxas dos guinchos que os donos de veículos também precisam pagar quando houve a remoção.


A tese alegada por parte dos motoristas que não concordam com os guinhamentos, de que trata-se de uma “industria de multas” á rechaçada pelo secretário. “Cuiabá nunca teve indústria da multa, pelo menos na nossa gestão e não vai haver. Se o número de infratores aumentar, com certeza a indústria de multa vai aumentar. Isso ai vocês podem ter certeza”, diz ele.


Desde março, os veículos estacionados irregularmente em vagas para idosos, deficientes, locais proibidos e pontos que aglomeram veículos e pessoas dificultando a fluidez do trânsito, vem sendo guinhados. Até o momento,  já passam de 2 mil carros e motos removidos. Mas Antenor diz que já é possível notar mudanças no comportamento. “Notamos que no ano passado eram 10 mil multas ao mês, hoje estamos chegando a 5 ou 6 mil multas por mês. Então, está diminuindo o número de multas. É sinal que os agentes de trânsito estão também orientando, não estão só notificando”, finaliza.