ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Creci notifica imobiliárias e autua corretores sem registro em Sinop

Data: Terça-feira, 22/10/2013 00:00
Fonte: Só Notícias/José Carlos Araújo
 

Uma equipe do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (CRECI-MT) realizou fiscalização em 41 imobiliárias e 148 corretores localizados em Sinop. O saldo do trabalho foi a notificação de 80% destas empresas. A equipe também autuou seis corretores por exercício ilegal da profissão, já que não tinham credenciamento obrigatório junto ao órgão da categoria e estão impedidos de atuarem.


A fiscalização terminou na semana passada e as imobiliárias foram notificadas a cumprirem a Lei do inquilinato, na qual devem prestar todas as informações aos clientes. De acordo com o diretor de fiscalização, Leonir Rosa, tanto as empresas quanto os corretores terão prazo de noventa dias para regularizarem. Caso isso não ocorra, a situação pode evoluir para multas e outros procedimentos administrativos e penais.



Rosa explicou que há uma prática comum de imobiliárias e corretores em receber o valor do aluguel no ato do contrato. Segundo ele, o pagamento do aluguel, pela lei, só deve ser cobrado após trinta dias. Outra irregularidade seria a exigência de cheque calção juntamente com um avalista. Neste caso, seria apenas uma exigência e não as duas.



Sinop tem o maior número de imobiliárias e corretores do Nortão. A equipe de fiscalização vai estar em Sorriso até quinta-feira (24) e em Lucas do Rio Verde, na sexta-feira (25).