ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Bope, Rotam e Esquadrão Antibomba farão segurança durante julgamento de Arcanjo

Data: Terça-feira, 22/10/2013 00:00
Fonte: Katiana Pereira/ Olhar Direto
Bope, Rotam e Esquadrão Antibomba farão segurança durante julgamento de Arcanjo


As “Tropas de Elite” da Polícia Militar - Bope, Rotam e Esquadrão Antibomba – foram escalados para reforçar a egurança do Fórum de Cuiabá na quinta-feira (24) durante o júri de João Arcanjo Ribeiro, ex-bicheiro acusado de mandar matar o empresário Sávio Brandão, em 2002. 



Conforme o coordenador militar do Tribunal de Justiça, coronel Wilson Batista, os policiais estarão no local do julgamento a partir das 5h recebendo as últimas instruções e fazendo a varredura em todo o prédio. O julgamento terá início às 8h. 



O assessor militar do Fórum, major Jonildo José de Assis, explica que o controle de acesso ao local também será intensificado e o ingresso à sala do Tribunal do Júri será restrito. Todos que entrarem deverão ter feito pré-cadastro na 1ª Vara Criminal (público em geral) ou na Coordenadoria de Comunicação do TJ (imprensa) e passarão por detectores de metais.

 

Vale ressaltar que as vagas já estão esgotadas e quem ainda tiver interesse deve procurar a 1ª Vara para entrar em lista de espera. Estes só entrarão no ambiente do júri caso haja alguma desistência. A previsão é que o julgamento dure dois dias.



Por questões de segurança, somente 90% da capacidade do auditório será ocupada. “Havendo necessidade de esvaziamento imediato é mais fácil quando o ambiente não está lotado”, explica o coronel Batista.

Translado 

O Poder Judiciário está responsável apenas pela segurança no fórum. Já o translado do réu do Aeroporto Internacional Marechal Rondon até o local será feito pelo Setor de Operações Especiais do Sistema Penitenciário, sob gestão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. A escolta da Penitenciária Federal em Campo Grande (MS) até solo mato-grossense estará a cargo do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).



“A escolta será feita por agentes penitenciários com capacitação para missões de complexidade. Teremos uma equipe de batedores para facilitar o deslocamento no trânsito, como o transporte de qualquer autoridade”, salienta o secretário-adjunto de Administração Penitenciária em substituição legal, major Daniel Lipi Alvarenga.



Vigilância 

Além de todo este aparato presencial, qualquer movimentação em torno do fórum será vigiada por agentes no Centro Integrado de Segurança que reúne as imagens do circuito interno de televisão do TJMT, Fórum da Capital e de mais nove comarcas. 



Informações sobre número de policiais, viaturas que farão a ronda em torno do fórum, horários de chegada e trajeto do réu e testemunhas são sigilosos. 



A juíza Mônica Perri Siqueira, da 1ª Vara Criminal de Cuiabá, definiu para o dia 24 de outubro o início do Júri Popular do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro, acusado de mandar matar o empresário Sávio Brandão, que era dono do jornal Folha do Estado, em setembro de 2002.



A data foi definida em razão do depoimento do senador Pedro Taques (PDT), que indicou os dias 24 e 25 de outubro para prestar depoimento como testemunha de acusação arrolada pelo Ministério Público Estadual (MPE). O senador tem a prerrogativa de ser ouvido em dia e horário previamente ajustados entre ele e a magistrada, conforme previsto no Código de Processo Penal, deste modo a juíza acatou o dia 24 de outubro, onze anos após o crime.



O crime

Sávio Brandão foi executado na tarde do dia 30 de setembro de 2002, quando visitava obras da nova sede de seu jornal localizada no bairro Consil. Foram disparados três tiros de pistola 9mm, que atingiram a cabeça do empresário.



Segundo testemunhas, dois homens ocupando um moto o aguardavam numa esquina da rua e se aproximaram do empresário já atirando.