ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Cidadãos aripuanenses dispensados do Serviço Militar prestam juramento à Bandeira

Data: Segunda-feira, 21/10/2013 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES

No último sábado, dia 19 de outubro, os cidadãos aripuanenses da classe de 1995, alistados no ano de 2013, prestaram juramento à Bandeira no Centro de Educação Continuada Dardanelos.

 

O prefeito Ednilson Faitta, presidente da Junta de Serviço Militar de Aripuanã, foi representado pelo vice-prefeito Junior Dalpiaz, que fez a composição da mesa juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Aripuanã Jessé Martins, vereadores professor Luiz Leandro e Luciano Demazzi, além dos secretários municipais Valmir Faoro e Elisanete Jorge.

 

Ao todo, cerca de 120 pessoas, entre jovens e adultos, prestaram juramento à Bandeira, o que para Aderon de Souza Gomes, 21 anos, morador de Conselvan, foi uma responsabilidade muito grande. “Apesar de ter passado da idade, ainda deu tempo pra correr atrás. Tinha vontade de ingressar na carreira militar, mas agora não tem como, vou tentar um concurso público no ano que vem”, disse.

 

Na ocasião, o delegado da 13ª Delegacia de Serviço Militar e 2º tenente, Ednilson de Lima Bezerra, parabenizou os jovens pelo compromisso firmado com a Pátria. “São jovens que se comprometeram a serem os melhores patriotas. Com esse documento eles fecharam suas cidadanias pelo menos em relação à documentação e o compromisso que eles fizeram           . Creio que vamos colher bons frutos com a juventude desse município”.

 

Para o vice-prefeito Junior Dalpiaz, a cerimônia representou o espírito de cidadania e de amor à Aripuanã. “Foi um evento muito bonito, onde ficou exaltado a ordem, a disciplina e o valor à família. Esse é o momento de reafirmar o compromisso do cidadão com a Pátria, seu estado e com o município. São esses jovens que vão ajudar Aripuanã a se transformar em uma cidade melhor”.

 

A secretária da Junta de Serviço Militar de Aripuanã, Bruna Cristian Paula Tedesco, lembrou que a próxima etapa de alistamento será realizada no mês que vem. “Os jovens da classe de 1995 que não se alistaram, podem procurar a Junta a partir do dia 1° de novembro. Os que nasceram em 1996 já podem se alistar a partir do dia 1° de janeiro, pois teremos um juramento no dia 15 de maio de 2014”.

 

A dispensa militar é caracterizada  pelo fato de haver excesso de cidadãos para abastecer as Forças Armadas do Brasil, e em função do município não possuir nenhum quartel, razão pela qual os jovens são dispensados automaticamente.