ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Horário de verão em Mato Grosso inicia neste domingo

Data: Sábado, 19/10/2013 00:00
Fonte: Só Notícias/José Carlos Araújo
 

Os moradores em mais de 100 cidades mato-grossenses vão ter que adiantar em uma hora os relógios neste domingo quando inicia a 43ª edição do horário de verão, que vai até 16 de fevereiro do próximo ano. Nesta edição, serão 119 dias de horário diferenciado.


Trinta e dois municípios que acompanham o fuso horário de Brasília nas (regiões Leste e Nordeste) não serão afetados. São eles, Água Boa, Barra do Garças, Alto da Boa Vista, Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Torixoréu e Vila Rica.



Os moradores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão que adiantar o relógio em uma hora. Tocantins está fora do horário, mesmo tendo adotado no ano passado.



O horário de verão 2013/2014 trará redução de 4,2% na demanda por energia no horário de pico em Mato Grosso, de acordo com a previsão da Cemat. Esse índice é superior ao registrado na edição anterior, que foi de 4,06%, com a mesma duração: 119 dias.



Conforme Só Notícias já informou, paralelamente à redução da demanda, a Cemat estima que o consumo de energia durante os próximos meses será de 0,85% em Mato Grosso, no Sistema Interligado Nacional (SIN) - que corresponde a 99,8% da energia distribuída no Estado. Esse percentual equivale a uma economia de 24.322,36 MWh, suficiente para abastecer o município de Chapada dos Guimarães por onze meses.



O horário de verão foi criado com o objetivo de reduzir a demanda de energia elétrica no "horário de ponta" (18h às 21h), período do dia em que o consumo é mais intenso. O ajuste nos ponteiros dos relógios permite que os dias se tornem mais longos, com mais tempo de iluminação solar.