ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Vice-líder do 2º turno, São Paulo consolida reação e convence Muricy

Data: Quinta-feira, 17/10/2013 00:00
Fonte: TERRA/ Danilo Vital

A vitória por 3 a 0 sobre o Náutico, na noite de quarta-feira, levou o São Paulo à 12ª colocação, sua melhor posição no Campeonato Brasileiro em três meses – desde que ocupou o nono lugar na sexta rodada. Desde então, o time ficou 13 rodadas na zona de rebaixamento, trocou de técnico e alimentou a desconfiança sobre a permanência na Série A. Para o técnico Muricy Ramalho, é seguro dizer que esse sentimento não condiz mais com o time. Principalmente porque a reação faz com que a equipe tenha a segunda melhor campanha do 2º turno.

 

Muricy Ramalho tem bons resultados em seu retorno ao São Paulo Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Muricy Ramalho tem bons resultados em seu retorno ao São Paulo
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

 

Na metade final da competição, apenas o líder Cruzeiro fez mais pontos que o São Paulo: 22 em 10 jogos, com 73% de aproveitamento. Os são-paulinos acumulam 19 pontos, com 63%. "É um time diferente em uma reta final que vai ser muito dura", afirmou Muricy Ramalho, satisfeito, após a última vitória no Morumbi. Na análise do treinador, a equipe agora tem um padrão de jogo capaz de se mostrar eficiente apesar das constantes mudanças por lesão e suspensão.

 

"Ganhamos aqueles três jogos quando cheguei, mas não convenceu muito: nem a mim, nem às pessoas. É porque era um fato novo, a minha chegada e tal. Às vezes engana um pouco. Agora não: estamos com um time que tem consistência, tem desenho tático", exaltou Muricy Ramalho. As qualidades são principalmente defensivas: é uma equipe que não se expõe. Costuma atacar com ajuda dos alas, no esquema 3-5-2, mas se defende com um 4-4-2. No 2º turno, o saldo de gols é positivo (fez 12 e levou 7).

 

Muricy já tem mais pontos que os outros três técnicos que dirigiram o São Paulo na competição: com 11 jogos, chegou a 19 pontos – Ney Franco (5 jogos) fez 8 pontos, Milton Cruz (interino por 2 jogos) não pontuou e Paulo Autuori (12 jogos) fez outros 10 pontos. “Agora realmente eles têm uma ideia de como jogar, como se posicionar. Melhoramos fundamentos importantes, principalmente a posse de bola. Os jogadores hoje sabem que é difícil dar contra-ataque na gente”, afirmou Muricy.

 

Com o 12º lugar na tabela, o São Paulo começa a vislumbrar um futuro melhor do que simplesmente escapar do rebaixamento – já ocupa a zona que classifica para a próxima edição da Copa Sul-Americana, por exemplo. Muricy Ramalho aproveitou o sucesso recente para manter o discurso e poupar Paulo Autuori de críticas. Desde sua chegada, o treinador exime seu antecessor dos vários problemas encontrados.

 

"O que eu não gosto, mas que acontece muito, é que as pessoas tiram proveito das coisas sem saber. Quando você troca de técnico, chega o sábado e tem o rachão (treino recreativo) que nem vale nada. Aí é aquela alegria. Então vocês dizem que o ambiente está muito bom porque o treinador antigo saiu. Mentira. O cara que estava aqui era sensacional. Se fosse mala, tudo bem, mas o Paulo é um cara fora de série. O ambiente mudou por um simples motivo: vitória", explicou Muricy Ramalho, satisfeito com sua equipe.