ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Tufão deixa 2 mortos e mais de 750 mil são evacuados na China

Data: Segunda-feira, 07/10/2013 00:00
Fonte: EFE - Agencia EFE

O tufão Fitow já chegou ao litoral chinês e se encontra na altura da cidade litorânea de Wenzhou, na província oriental de Zhejiang, onde deixou pelo menos dois mortos e motivou a retirada de mais de 750 mil pessoas por causa do alerta vermelho meteorológico no sudeste do país. Somente em Zhejiang foram retiradas mais de 574 mil pessoas e outras 177 mil foram deslocadas na vizinha província de Fujian para lugares seguros, segundo a agência oficial chinesa Xinhua.

 

O Centro Nacional de Meteorologia dia que o tufão de número 23 que castiga o gigante asiático este ano tocou terra esta madrugada perto da cidade de Fuding, com ventos de até 201 km/h, embora espera-se que se debilite segundo avança rumo ao norte. A Xinhua anunciou nesta segunda-feira as duas primeiras vítimas registradas com a entrada do tufão no país, uma delas identificada como um homem de 55 anos.

 

As fortes chuvas também provocaram a suspensão de serviços ferroviários como os da rede de alta velocidade que atravessam as províncias de Zhejiang, Fujian e Jiangxi, enquanto o aeroporto de Wenzhou, um dos principais da região, cancelou pelo menos 27 voos só no domingo.

 

No mar todos os navios chineses próximos foram chamados para o porto. Segundo as autoridades meteorológicas chinesas, não é habitual que um tufão chegue a tocar terra no sudeste da China no começo de outubro, muito no final da época de tufões.

 

O Fitow, que leva o nome de uma flor natural da Micronésia, chega à China apenas duas semanas depois que o Usagi castigou a região e deixou 25 mortos no sudeste do país.

 

 

EFEEFE - Agencia EFE