ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Índios Xavantes interditam BR 070 e voltam a cobrar pedágio em Mato Grosso

Data: Domingo, 06/10/2013 00:00
Fonte: Alberto Romeu/ Plantão News
Indios Xavantes interdiram trecho da BR 070, próximo a cidade de Primavera do Leste (cerca de 250 km ao Sul de Cuiabá) na manhã de sábado, 5, estão exigindo pagamento de pedágio para motoristas seguirem caminho. A delega da Polícia Civil, Valéria Pimenta está no local, retornando de viagem que fez a Brasília. A barreira para impedir a passagem de veículos é feita com queima de madeira.
 
 
Segundo Valéria, há uma fila enorme de veículos inclusive muitos caminhões parados de um lado e outro da pista. Há uma fogueira onde queimam madeira. A delegada falou com um líder indígena (que não foi identificado) o qual alegou que o motivo da interdição tem como motivo que o Brasil vejam os direitos dos indios. Segundo ela, o líder indígina disse que "quem tiver com pressa que pague R$ 80 para passar". Os indios estão armados com flechas e pintados para guerra.

 
A interdição do local tem sido uma constante por parte dos índios. A Polícia Rodoviária Federal já advertiu a comunidade indígena sobre o cumprimento de leis, inclusive sobre sanções que possam recair sobre os mesmos. Um dos últimos problemas ocorreu onde os índios são suspeitos de provocarem acidentes na rodovia para depois praticarem saqueamento de cargas, principalmente de caminhões frigoríficos.