ARIPUANÃ, Sexta-feira, 26/04/2024 -

NOTÍCIA

Número de mortes na guerra síria passa de 115 mil, diz ONG

Observatório Sírio dos Direitos Humanos aponta que 47 mil soldados leais a Assad morreram, assim como 23 mil combatentes rebeldes e 41 mil civis

Data: Terça-feira, 01/10/2013 00:00
Fonte: Terra

Mais de 115 mil pessoas morreram nos mais de 2 anos e meio da guerra civil síria, incluindo dezenas de milhares de soldados, combatentes rebeldes e civis, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) à agência Reuters nesta terça-feira. 


O novo número sugere que cerca de 5 mil pessoas morreram no mês de setembro e que o volume de mortes na guerra não diminuiu após o ataque químico do dia 21 de agosto iniciar um grande debate internacional sobre uma possível intervenção militar, a ser liderada pelos Estados Unidos, na Síria. 

 

Segundo o OSDH, 47 mil soldados e membros de milícias leais ao presidente Bashar al-Assad foram mortos no conflito. Entre as forças rebeldes, incluindo soldados que deserdaram, o total seria de 23 mil mortos. Além disso, mais de 41 mil civis - 6 mil crianças e 4 mil mulheres - 3 mil pessoas não identificadas morreram. 

 

O OSDH, organização baseada em Londres, faz a contabilização a partir de imagens de vídeo e fotografia dos corpos e procura familiares, médicos e ativistas para confirmar as mortes.