ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Cirurgiões fazem crescer nariz artificial na testa de paciente para transplante

Médicos chineses aproveitaram cartilagem das costelas do homem para substituir tecido infectado não tratado; paciente deve logo passar por cirurgia

Data: Quarta-feira, 25/09/2013 00:00
Fonte: Terra

Um paciente que teve o nariz atingido por uma infecção que corroeu a cartilagem, impedindo qualquer cirurgia no tecido deformado, está agora com um nariz artificial na testa para substituir o original. Xiaolian, 22 anos, está sendo atendido por cirurgiões chineses que pretendem fazer um transplante da cartilagem em forma de nariz para o lugar do órgão natural. Os médicos afirmam que o novo nariz está em bom estado e possibilitará uma cirurgia em breve.


Xiaolian teve seu órgão comprometido após um acidente de carro em agosto de 2012 que resultou em uma infecção, não tratada pelo chinês. Depois de vários meses, a infecção corroeu a cartilagem do nariz, impossibilitando uma reparação e não deixando alternativa aos médicos do hospital de Fuzhou, na província de Fujian, além de fazer crescer um novo órgão, destinado a substituir o original. O nariz artificial foi criado a partir do implante de um "expansor" de tecido da pele na testa de Xiaolian, que foi cortado no formato de um nariz e aprimorado com cartilagem tirada das costelas.