ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sintep entrega contraproposta ao governo para acabar greve nas escolas

Data: Terça-feira, 24/09/2013 00:00
Fonte: Só Notícias/Bianca C. Zancanaro

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep), Henrique Lopes Nascimento, entregou, na Segunda (23), ao secretário Estadual de Educação, Saguas Moraes, a contraproposta da categoria para encerrar a greve que iniciou em 12 de agosto. Um dos pedidos da categoria é que a primeira parcela do reajuste salarial seja paga esse ano. De acordo com a proposta de aumento apresentada pelo governo, a partir de maio de 2014 seriam 5%, seguindo de 6% em 2015, 7% em 2016, e a partir de maio de 2017 até maio de 2023 o percentual oferecido é de 7,69% anualmente.


O secretário disse que está se reunindo com a equipe técnica para analisar a contraproposta e nesta terça-feira deve apresentá-la ao governador Silval Barbosa.


Conforme Só Notícias já informou, o governador Silval Barbosa propôs em relação a à hora-atividade, o direito à reserva de horário para as atividades pedagógicas fora da sala de aula, seria aplicada gradativamente em três parcelas. Em 2014 os profissionais contratados teriam direito a 1/3 da hora-atividade, chegando a 2/3 em 2015 e a totalidade a partir de 2016.


O calendário para chamamento dos classificados no último concurso público de 2010, que já havia sido apresentado por meio de ofício ao Sintep, foi reforçado na proposta encaminhada à categoria.


A pauta do sindicato é de política que vise dobrar o poder de compra dos educadores em até 7 anos; realização imediata de concurso público; chamamento dos classificados do último concurso; garantia da hora-atividade para interinos; melhoria na infraestrutura das escolas; aplicação dos 35% dos recursos na educação como prevê a Constituição Estadual; autonomia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nos recursos devidos na área.