ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Demarcação de terras indígenas é pretexto para PT tomar terras produtivas, dispara ruralista

Data: Domingo, 22/09/2013 00:00
Fonte: De Brasília – Vinícius Tavares/ Olhar Direto

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) vai pressionar o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), para a instalação da Comissão Especial da PEC 215, a proposta que transfere do Executivo para o Legislativo a prerrogativa de demarcar terras indígenas e quilombolas.


A instalação do colegiado, que era prevista para ocorrer na última quarta-feira (18.9), foi adiada a pedido de lideranças do PT, que pedem mais tempo para negociar pontos da proposta.



O deputado federal Abelardo Lupion (DEM-PR), o mesmo que acusou Rodrigo Figueiredo de ser indicado pelo frigorífico JBS para operar esquema no Ministério da Agricultura, promete pressionar Henrique Alves, já que a Comissão Especial foi promessa de campanha antes de assumir a presidência da Câmara.

 

“Vamos fazer o que o presidente da Casa cumprir aquilo que ele prometeu, que é instalar a Comissão Especial da PEC 215”, afirma.



Segundo ele, o adiamento é uma manobra protelatória de membros do PT para evitar que a proposta seja debatida de forma democrática no Congresso.



“Daqui a pouco é mais uma semana aqui, uma semana ali e nós acabamos deixando os nossos produtores abandonados, com suas propriedades legítimas e a Funai fazendo laudos falsos para tomar estas terras”, destaca.



Lupion acredita que a estratégia faz parte de um processo de retomada do poder por meio da desapropriação e expropriação da propriedade privada.



“Isso tudo é um projeto de tomada do poder pelo PT. E estão usando a questão indígena para atingir este objetivo”, conclui.



Nos bastidores comenta-se que o adiamento é uma forma de aguardar a decisào do ministro Luiz Barroso, do Supremo Tribunal Federal, a um Mandado de Segurança da bancada de apoio aos indígenas que alega a inconstitucionalidade da PEC 215.