ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Revitalização da lavoura cafeeira é discutida com produtores e autoridades da região noroeste de MT

Data: Quinta-feira, 19/09/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria

 

Prefeitos, secretários municipais de Agricultura e agricultores envolvidos com negócios do café, se reuniram nesta ultima semana (06-13/09/2013) em vários municípios que compõem a região polo de Juína, com representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural Agrícola Familiar, Senhor Gilson do Nascimento e com o chefe de Transferência de Tecnologia da EBRAPA-RO, Samuel Oliveira,  para ouvir dos produtores as realidades por eles vividas na lavoura e posteriormente definir possíveis ações e compartilhar responsabilidades no Plano de Revitalização da Lavoura Cafeeira.

 

Estiveram presentes no encontro representantes de pelo menos 06 (seis) municípios, Aripuanã, Castanheira, Cotriguaçu, Colniza, Juruena e Juína municípios, todos eles querem a volta do crescimento das lavouras de café, que tem definhado nos últimos anos, provocando o fechamento de usinas de beneficiamento, desemprego e o consequente uma queda na economia dos municípios.

 

 O café é uma das culturas agrícola perene de maior importância para Matogrosso, chegou a produzir milhões de sacas por ano e ainda  é cultivado por milhares de famílias de agricultores, mas devido a uma série de fragilidades, entrou em decadência.

 

De acordo com os próprios produtores da região, os principais problemas enfrentados são o envelhecimento e a escassez  da mão de obra, baixo nível tecnológico, lavouras decadentes, baixo potencial genético e baixa qualidade do produto.


Após discussão, secretários, técnicos, prefeitos e produtores acreditam que a solução para a retomada do crescimento da cafeicultura na região noroeste de Matogrosso deva passar por um projeto já apresentado pela EBRAPA-RO junto a SEDRAF e prefeituras.

 

No momento já há uma proposta embutida no programa de revitalização da lavoura cafeeira onde os agricultores atendidos pela assistência técnica terão acesso à tecnologia de clones, inclusive já estudam a possibilidade de cultivar uma nova espécie de café desenvolvida pela EMBRAPA, chamada de BRS Ouro Preto, cuja média de produtividade está acima de 70 sacas por hectare ano no estado de Rondônia.

 

 De acordo com o secretário de Agricultura de Juína, Xel Silvério da Silva, Juína já foi um dos maiores produtor de café do estado, e já chegou a ter o melhor café conilon do país. “Nos precisamos resgatar estes valores do café plantado em Juína e na nossa região, por conta disso já estamos trabalhando para recuperar e revitalizar a cultura cafeeira em nossa região. Para isso contamos com ajuda dos companheiros da EBRAPA de que já estão conseguindo através de uma nova tecnologia, ter melhores resultados nas lavouras de café daquele estado, e queremos que aqui em Juína e na nossa região aconteça o mesmo”.


As ações para a revitalização da cultura do café já estão sendo tomadas. As reuniões com as autoridades dos municípios do polo de Juína resultaram na parceria entre Governo do Estado, EBRAPA-RO, Prefeituras municipais através das Secretárias de Agricultura e Meio Ambiente e cafeicultores.