ARIPUANÃ, Quinta-feira, 25/04/2024 -

NOTÍCIA

Em Aripuanã desfile de 7 de Setembro homenageia história do Município

Alegria e animação tomaram conta da Avenida Dois de Dezembro, em Aripuanã.

Data: Terça-feira, 10/09/2013 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES

Várias pessoas se reuniram no final da tarde de sábado (07) em Aripuanã, para prestar homenagens ao país durante o Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O evento foi realizado Prefeitura de Aripuanã por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com as demais secretarias municipais.


Na ocasião, o hino nacional brasileiro foi cantado na voz da convidada Paola Carolaine de Lima e tocado pelo monitor do Programa Mais Educação Valmor Cândido dos Reis. A execução do hino de Aripuanã também foi ao vivo, na voz de Antônio Paulo de Andrade Silva, autor da música, e tocado pelo senhor Valdomiro Scepanick.


Em seguida, alegria e animação tomaram conta da Avenida Dois de Dezembro por conta do desfile das escolas municipais, particulares e entidades participantes. As escolas trouxeram em seus repertórios um pouco da história do país e também de Aripuanã em homenagens prestadas à cidade pelos seus 70 anos de emancipação política.


O Centro de Educação Infantil Albertina Felício dos Santos homenageou a saudosa senhora Albertina Felício dos Santos, que em 1972 veio para Aripuanã onde trabalhou como parteira por 45 anos, sendo sempre atenciosa com as mulheres que solicitavam sua ajuda para dar a luz.


As crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) apresentaram as belezas naturais e as referencias turísticas de Aripuanã através de pinturas em telas, retratando paisagens da realidade do município e proporcionado prazer e satisfação para quem fez e aos olhos dos que presenciaram.


Os alunos da Escola Municipal São José Operário apresentaram os ciclos econômicos do município: O extrativismo vegetal como a seringa atividade que durou até a década de 70; extrativismo mineral como o garimpo durante a década de 80 quando predominou o ciclo do ouro; extrativismo vegetal da madeira predominante na década de 90 até os dias atuais; e a pecuária (criação de bovinos) no final da década de 90 até atualmente.


A Escola Municipal Jari Edgar Zambiasi lembrou os 70 anos de emancipação política e administrativa de Aripuanã homenageando os prefeitos eleitos democraticamente: 1º Almiro Petersen (1986-1988), 2º Darcy Vaz Laux (1989-1992), 3º Alceu Veronese (1993-1996), 4º Agostinho Carvalho Telles (1997-2000), 5º Agostinho Carvalho Telles (2001-2004), 6º Ednilson Luiz Faitta (2005-2008), 7º Carlos Roberto Torremocha (2009-20012) e 8º Ednilson Luiz Faitta (2013-2016).


Entre outras apresentações, os alunos da fanfarra municipal deram um show com seus instrumentos musicais. Estiveram presentes no evento o prefeito Ednilson Luiz Faitta, a promotora de Justiça Luciana Fernandes de Freitas, secretários municipais, vereadores, além de outras autoridades.

 


Confira as fotos do evento:
http://www.topnews.com.br/eventos_ver.php?id_evento=490