ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Campo Verde será a primeira cidade do MT a ter cadastramento biométrico

Data: Sábado, 06/11/2010 00:00
Fonte:

Fonte:expressomt/Fernanda Loydi

A tecnologia vem sendo implantada pelo Tribunal Superior Eleitoral em todo o País e em Mato Grosso o processo terá início na próxima semana.

Na próxima terça-feira o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso dará início ao processo de cadastramento de dados biométricos dos eleitores do Estado. A primeira cidade a receber o sistema será Campo Verde (150 km de Cuiabá) e a cerimônia de abertura contará com a presença do  presidente do TRE, desembargador Rui Ramos Ribeiro, e também com os demais membros da Corte. O Governador do Estado, o Prefeito do município e outras autoridades locais também foram convidadas para o ato inaugural, que será realizado no ginásio Joubert Isaias Roumancini, espaço onde está instalada a estrutura de atendimento aos eleitores.
          
O sistema está sendo implantado pelo Tribunal Superior Eleitoral em todo o País e o objetivo da tecnologia é reduzir as fraudes que acontecem no momento em que o eleitor é identificado para votar. Após a adoção do novo sistema, os eleitores passarão a votar nas Urnas Biométricas, que só ficam liberam para a votação após a comprovação de que a impressão digital do eleitor é a mesma que está no cadastro de eleitores.
          
O cadastramento biométrico dos dados acontece juntamente com o processo de revisão do eleitorado do município, cujo índice de eleitores estava próximo aos indicadores populacionais. Para combater as irregularidades que possam interferir no processo eleitoral municipal de 2012, após o término do processamento, a Justiça irá cancelar os títulos dos eleitores que não comparecerem ao recadastramento biométrico.
          
Visando garantir a agilidade no atendimento, 50 servidores serão deslocados do TRE e de outras zonas eleitorais para atuar em Campo Verde neste período de transição. Mais de 24 mil eleitores estão cadastrados no município, e a expectativa do TRE é a de que pelo menos 1000 pessoas sejam atendidas diariamente. Para garantir o acesso ao procedimento de revisão, os comerciantes da cidade são obrigados a liberar os trabalhadores para comparecerem ao local designado pelo TRE.
          
Durante o cadastramento o eleitor terá as impressões digitais dos dez dedos coletadas pelos computadores da Justiça Eleitoral, que também vão registrar as fotos dos cidadãos para posterior utilização. Todos os dados capturados seguem os padrões internacionais de identificação biométrica.
          
Os trabalhos de revisão biométrica prosseguirão até o dia 8 de dezembro.