ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Temporada de chuva pode ter se adiantado esse ano em MT, diz Inpe

Segundo o instituto, as pancadas de chuvas ocorreram de forma atípica. Os níveis de precipitação apresentaram características da primavera.

Data: Quarta-feira, 04/09/2013 00:00
Fonte: Do G1 MT

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inpe) considerou as pancadas de chuvas dos últimos dias em Mato Grosso, como uma situação atípica para a estação. No entanto, não descarta a possibilidade da temporada de chuva ter se adiantado um pouco para esse ano de 2013. O que ocorreu foi que uma área de baixa pressão ajudou na formação de nebulosidade no estado, e por conta disso, choveu em várias cidades.



Para os próximos dias, a previsão do instituto é que essa nebulosidade se mantenha apenas nas regiões norte e leste do estado, porém as temperaturas mais altas deve ser registradas também nessas regiões. Em Alto Boa Vista e Sinop, os termômetros podem marcar até 39ºC, nessa quarta-feira (3), sendo que a probabilidade de chuva é de 80%. Nesses municípios, as pancadas de chuva podem vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia.


Já em Juína e Canarana, a temperatura fica um pouco mais baixa, com máxima de 36ºC, mas as chances de chover são as mesmas, em torno de 80%.


De acordo com o Inpe, nas regiões sul e sudeste do estado, a nebulosidade começa a se dissipar e as chances de chover tendem a diminuir. Nessa quarta-feira, Cuiabá registra apenas 5% de probabilidade de chuva e a máxima deve ser de 34ºC. Enquanto os índices de umidade relativa do ar devem variar entre 70% e 90%, no período da manhã, e no fim do dia podem ficar um pouco abaixo de 40%.


Em Comodoro a máxima chega a 33ºC e o dia segue com curtos períodos de sol intercalados com períodos de nuvens, mas a previsão de chuva não ultrapassa 5%. E na cidade dePoconé, o instituto prevê que os termômetros podem atingir 35ºC e  a umidade do ar varia entre 70% e 40%,  nesse dia.