ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Grécia legaliza venda de produtos fora do prazo de validade

Produtos podem ser vendidos desque que se encontrem em prateleiras separadas e que tenham desconto

Data: Terça-feira, 03/09/2013 00:00
Fonte: Jornal i

As lojas e supermercados gregos podem vender produtos fora do prazo a partir desta terça-feira. A lei que autoriza a venda destes produtos entrou hoje em vigor e permite que estes produtos sejam comercializados desde que se encontrem em prateleiras separadas e a um preço mais reduzido.


Segundo o jornal espanhol Expansión, os alimentos de longa duração fazem parte dos produtos que podem agora ser comercializados fora do prazo e com desconto.


Se os produtos apresentarem prazo de validade com dia e mês, terão de ser vendidos até uma semana após a referida data. Caso indiquem mês e ano, o prazo aumenta e estes produtos podem ser vendidos até um mês depois da validade.


Yorgos Steryiu, secretário-geral do Ministério do Desenvolvimento, já veio referir que a medida foi mal interpretada e que a data referência para estas regras é a de venda ao público e não a de validade.


A Organização Grega de Segurança Alimentar alertou que esta medida pode fazer com que empresários “sem escrúpulos” coloquem no mercado “produtos alimentícios de qualidade duvidosa”.