ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Por 17 votos a 1, Zoneamento é aprovado na Assembléia Lesgislativa de MT

Data: Quarta-feira, 03/11/2010 00:00
Fonte:

Fonte:TV Record de Juína/Márcia L. da Silva e Di Perez

A Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por intermédio da Comissão Especial criada para debater o projeto do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico (ZSEE), realizou em Juína, em junho do ano passado a audiência pública do zoneamento. Essa audiência foi realizada no ginásio de esportes e recebeu a presença de milhares pessoas, e teve transmissão ao vivo pela TV assembléia.

A área que inicialmente compreendia a categoria 3 do Planejamento corresponde aos municípios de: Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juína, Juruena e Rondolândia, mas a população dos municípios protestaram e juntamente com o Sindicato Rural de Juína elaboram uma nova redação para o projeto, provando que Juína e  a região  possuem terras produtivas, então  o Zoneamento teve de ser revisto, e a toda  região foi incluída na categoria 1 Planejamento.

O ZSEE é o projeto que aproximará a realidade atual de condições de vida, o meio ambiente  e a economia das quatro regiões mato-grossenses. Em geral, esse projeto possibilitará a implementação de um novo modelo de gestão do Estado visando o desenvolvimento sustentado em todos os aspectos. O Zoneamento Socioeconômico e Ecológico foi aprovado  recentemente pelos deputados na Assembléia Legislativa de Mato Grosso por 17 votos a favor e um contra. O assessor jurídico do sindicato rural de Juína Advogado José Antônio informou  que: Com a aprovação do zoneamento para região, os empréstimos  cedidos para investimento na área rural   terão  juros menores, como por exemplo o PRONAF.

O único a votar contra a aprovação do zoneamento com essa nova proposta, foi o Deputado Estadual Ságuas Moraes, o advogado José Antônio  diz que: Esse voto foi de fórum íntimo,  ou por questões partidárias e até ideológicas ,porque  por umaxquestão técnica  esse voto deveria  ser diferente pois, essa proposta  é de grande  importância para o desenvolvimento do município.