ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Mais de 2 mil trabalhadores são atendidos pelo Mutirão da Cidadania Rural em Aripuanã

Data: Quarta-feira, 21/08/2013 00:00
Fonte: Redação: TOP NEWS/ EDSON PRATES

O município de Aripuanã recebeu, entre os dias 14 e 15 de agosto, as ações do Mutirão da Cidadania Rural, programa desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), com apoio da Prefeitura Municipal.

 

Durante os dois dias de Mutirão foram contabilizados 2.152 atendimentos, dentre eles: Emissão de Carteira de Trabalho, RG, 1ª e 2ª via de CPF, 2ª via de Certidão de Nascimento e Casamento, cadastro no programa Bolsa Família, corte de cabelo, atendimento psicológico, aferição de pressão arterial, entre outros.

 

Na quarta-feira, dia 14 de agosto, a caravana da cidadania esteve no assentamento Milagrosa, onde realizou 1.117 atendimentos. Já na quinta-feira (15), a população da área urbana recebeu 1.035 atendimentos realizados no CRAS de Aripuanã.

 

O vice-prefeito Junior Dalpiaz, destacou a importância dos serviços e a forma ágil com que eles foram prestados à população. “A atuação do Estado junto à Prefeitura ajudou desenvolver um trabalho que geralmente é demorado, pois através do mutirão muitos processos de documentação foram agilizados”.

 

A asseguradora do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), Izabel Cristina Nogueira, justificou a ausência da equipe do INSS. “Eles não puderam comparecer por motivo de força maior, mas nós estaremos agendando uma nova data para atendimento em Aripuanã, visto que o município não possui agência do INSS”.

 

As ações do Mutirão da Cidadania Rural têm como principal objetivo possibilitar o acesso à documentação civil básica e trabalhista as famílias rurais, que em grande parte ainda não possuem documentos pessoais e profissionais, que além de reconhecê-los como cidadãos brasileiros, também garantem direito de poder ingressar em benefícios sociais oferecidos pelo Estado.