ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Grêmio encara Goiás no Serra Dourada

Data: Quarta-feira, 03/11/2010 00:00
Fonte:
Fonte: Gazeta Esportiva

O retrospecto do Grêmio em Goiânia, onde o Tricolor enfrenta o Goiás nesta quarta precisando de vitória para seguir sonhando com Libertadores, não é dos melhores. Nos últimos 15 anos, o Tricolor raramente voltou de lá com um bom resultado, e não foram raras as vezes em que saiu goleado. Mesmo quando vivia situação melhor que a de seu oponente chegou a perder, com algumas derrotas contundentes. A situação chegou num ponto que, em 2006, o então técnico gremista Mano Menezes declarou que "os ares goianos não fazem bem ao Grêmio".

Mano falou logo após uma derrota do seu time por 4 a 0 para o Goiás pelo Brasileirão de 2006, quando o Grêmio era vice-líder da competição e vivia grande momento, contrastando com a situação do Esmeraldino, que beirava a zona de rebaixamento. No jogo imediatamente anterior em terras goianas, o Tricolor havia levado os mesmos 4 a 0 da Anapolina pela Série B, em 2005, um dos maiores fiascos da história do clube, o que motivou a declaração do técnico.

Foi no Serra Dourada que o Grêmio sofreu sua maior goleada em Campeonatos Brasileiros: 6 a 0, para o Goiás, em 1997. Além deste jogo, a equipe gaúcha levou 4 a 1 em 2002 e 4 a 0 em 2004, além das já mencionadas goleadas de 2005 e 2006. Em 2008, o time foi eliminado pelo Atlético-GO na segunda fase da Copa do Brasil ao perder nos pênaltis, no Olímpico. No jogo de ida, no Serra Dourada, derrota por 2 a 1.

Vários fatores já foram citados como problemáticos: as grandes dimensões do gramado do Serra Dourada, o calor de Goiânia, o estilo veloz dos times locais ou, simplesmente, a "Maldição de Goiás", apelando para o lado místico. Fato é que em 17 partidas nas últimas duas décadas, foram apenas duas vitórias do Grêmio em terras goianas, contra sete empates e oito derrotas, cinco delas por três ou mais gols de diferença. Os gaúchos fizeram 15 gols e sofreram 34 (ver quadro abaixo).

Nos últimos 15 anos, somente duas vezes o Grêmio saiu da capital goiana com vitória, e foram duas grandes atuações: em 1996, pela semifinal do Brasileirão, 3 a 1 sobre o Goiás; em 2008, 3 a 0, sobre o mesmo rival, ambas no Serra Dourada. Neste ano, a equipe foi duas vezes a este estádio e obteve dois empates: 0 a 0 com o Dragão, na abertura do Brasileiro, e 1 a 1 com o Goiás, pela Sul-americana. Confirmando a "maldição" goiana, foi justamente o time esmeraldino que eliminou o Grêmio desta copa, mas em partida realizada no Olímpico, na estreia do técnico Renato Gaúcho.