ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Incêndio destrói mais de 1,5 mil hectares de terra indígena em MT

bama diz que incêndio, controlado nesta terça, durou quase um mês. Chamas podem ter origem de um incêndio em terreno com lixo.

Data: Quarta-feira, 14/08/2013 00:00
Fonte: Do G1 MT
Um incêndio prolongado por quase um mês destruiu 1,5 mil hectares de uma terra indígena que fica entre as cidades de Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra, a 397 e 242 quilômetros de Cuiabá. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o incêndio destruiu uma vegetação que fica ao redor da terra indígena Pareci. O incêndio só foi controlado na terça-feira (13).

 
Ainda segundo o Ibama, o fogo que começou próximo da aldeia Chapada Azul, em meados do mês de julho, e se espalhou na região. As chamas teriam se propagado com rapidez por causa dos ventos fortes e da frente fria que chegou em Mato Grosso naquela época. A origem seria um incêndio pequeno para queimar lixo.

 
Uma equipe de brigadistas indígenas e do próprio Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) permaneceu no local durante quatro semanas. A dificuldade da equipe ocorreu por conta da vegetação do cerrado facilitar a propagação do incêndio, além das condições climáticas não ajudarem na região. Uma avaliação deverá ser feita na região para levantar o tamanho aproximado da área, além de outros prejuízos.

 
Desde o início do ano já foram identificados 805 focos nas terras indígenas de Mato Grosso. Nos últimos 30 dias, dentro do período proibitivo, foram 592.