ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ex-secretário de Meio Ambiente de MT é detido suspeito de desmate

Flagrante foi feito em área de preservação permanente, em Cuiabá. Ex-secretário já foi preso em 2005 durante operação da PF.

Data: Quarta-feira, 07/08/2013 00:00
Fonte: Renê Dióz e Kelly Martins Do G1 MT

O ex-secretário estadual de Meio Ambiente, Moacir Pires, foi detido em flagrante na tarde desta quarta-feira (7) por suspeita de crime ambiental. O flagrante foi feito em uma área de preservação permanente (AAP), no Bairro Sucuri, em Cuiabá, que estaria sendo desmatada. O local está próximo ao córrego Ribeirão da Ponte.


O delegado Vitor Hugo Bruzulato, titular da Delegacia de Meio Ambiente, disse ao G1 que a prisão ocorreu após uma denúncia anônima.  Uma equipe do Juizado Volante Ambiental (Juvam) foi até a área e verificou que um tratorista realizava o desmatamento. Ao ser indagado pelos fiscais, o homem disse que tinha sido contratado pelo ex-secretário para realizar o trabalho. Moacir Pires não estava no local, na ocasião, mas foi preso e encaminhado junto com o tratorista para a Dema.

 

O trator esteira, que estava sendo usado para o desmate, também foi apreendido. O delegado ressaltou que aguarda o laudo de um engenheiro florestal para apontar quanto da área foi devastada. Contudo, deverá ser arbitrada fiança, mas o valor não foi divulgado. A advogado Paulo Fabrinny confirmou se tratar de uma limpeza na área, mas que o caso seria esclarecido por Moacir na delegacia.


Ainda conforme o delegado, o ex-secretário deverá ser indiciado por crime de desmate de área de preservação permanente, cuja pena é de até 3 anos, porém, afiançável.


Em 2003, Moacir Pires era titular da extinta Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), atualmente Secretaria de Meio de Ambiente. Ele foi afastado do cargo após ser preso e acusado por emitir autorizações ilegais para desmate em áreas de preservação ou indígenas.  A descoberta foi feita durante a operação Curupira, deflagrada em 2005, pela Polícia Federal. Contudo, o advogado Paulo Fabriny informou que Moacir foi inocentado do crime de improbidade administrativa, mas corre na Justiça o processo criminal.