ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Diabetes será um dos temas principais de evento de Cardiologia

Data: Terça-feira, 06/08/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria


O Diabetes Mellitus(DM)  que é uma doença que ocorre quando o organismo deixa de produzir insulina ou quando esta substância deixa de atuar de forma eficaz virou uma epidemia no Brasil e já afeta  mais de 200 milhões de pessoas no mundo, segundo o portalwww.brasil.gov.br .


A previsão é ainda mais alarmante.  Até 2025 estima-se que esse número chegue a 380 milhões.  Com grandes índices de mortalidade.


O paciente diabético apresenta um aumento no risco de desenvolver eventos circulatórios, sendo que até 80% dos indivíduos com DM vão desenvolver ou até mesmo morrer de doença cardiovascular. Assim esta doença quando mal controlada determina expressiva morbidade e impacto na qualidade de vida e produtividade da população.


Nesse evento o diabetes será discutido no dia 22 de agosto, durante a mesa redonda: Novos conceitos em prevenção e tratamento da Aterosclerose do paciente Diabético com várias discussões “Novas estratégias no tratamento do Diabetes tipo II” com a endocrinologista Drª Denise Maria Dotta Abech  –  MT , “Controle da Glicemia e redução do risco cardiovascular” com Dr. Sérgio Vencio – GO  e “Dislipidemia: O que, Quando e Como Tratar? Foco no tratamento da Dislipidemia Diabética” Dra. Ana Paula Marte Chacra – SP.


A doença também é tema no Simpósio Satélite “ Anti –  Diabéticos Orais e Risco Cardiovascular: As Novas Drogas são Promissoras?” com o conferencista Dr. Sérgio Vencio – GO.


“Hoje em dia, a prevalência do Diabetes Tipo 2 ( hereditário ou de adulto) na população brasileira é de cerca de 10% em casos diagnosticados. O número deve ser maior pelo fato das pessoas estarem aumentando de peso o que é um fator de risco. Sem contar o fato idade que também aumenta o risco de desenvolver o Diabetes”, explica a endocrinologista Drª Denise Maria Dotta Abech, coordenadora do evento nos temas referentes ao Diabetes e dislipidemia.


No dia 23 de agosto,  a discussão sobre a Diabetes é retomada em outra mesa redonda: Avaliação Geral do risco de doença coronariana no diabético. Coordenado pelas cardiologistas Drª  Fátima  Ap. de  Marqui – MT  e Drª Tânia L. R. Martinez – MT.  As discussões continuam nos painéis  “Porque o paciente diabético é tão trombogênico? “ com  Dr. Ali  Kassen Omais – MT  , “Identificação do risco aterotrombotico no diabético - Estratificação de risco no paciente diabético com Drª  Débora  Andréa Castiglioni Alves – MT  e “As diferenças de Gêneros: As Mulheres Correm o Mesmo Risco que os Homens? “ com Drª  Ana Paula Marte Chacra – SP.


Ao final haverá uma conferência  de nome “Doença Cardiovascular em Diabéticos  - Da Pesquisa a Prática Clínica  e Ações Eficazes no Controle Glicêmico e Desafios Futuros” com  Drª Tânia L. R. Martinez  – SP.


EVENTO - O XXXII Fórum da SBC-MT – Fronteiras do Conhecimento e  o VI Simpósio de Hipertensão Arterial – Doença Arterial Coronariana e Diabetes Dislipidemia e aterosclerose, Diagnóstico por Imagem em Cardiologia acontece nos dias 22, 23 e 24 de agosto no Hotel Deville, em Cuiabá. Informações  podem ser obtidas na SBC/MT que fica na Av. Isaac Póvoas, 1251 sala 302 - 3º andar, Edifício Nacional Palácio - Cuiabá/MT ou pelo telefone (65) 3324-1638-ou pelo email [email protected] .