ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Inscrições para intercâmbio estudantil terminam sexta-feira

Data: Terça-feira, 06/08/2013 00:00
Fonte: Só Notícias/Bianca C. Zancanaro

Sexta-feira (9) é o último dia para para os interessados em representarem Mato Grosso na 12ª edição do Programa Jovens Embaixadores se inscreverem. A ação de intercâmbio da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil é destinada a estudantes da rede pública, entre 15 e 18 anos. As inscrições podem ser feitas pelo site 


http://brazil.usembassy.gov/ya.html. Ao todos, 35 estudantes brasileiros terão a oportunidade de conhecer e vivenciar, nas high scholl (escolas de ensino médio) um pouco mais da cultura norte-americana.


O Programa é uma iniciativa da embaixada americana e conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc). Em 2012, a representante de Mato Grosso foi a estudante varzea-grandense, Michelly de Jesus Teixeira. No ano anterior, o estado foi representado pelo cuiabano Jorge de Alencar Palomares, 17 anos. Em edições anteriores, houve alunos também de Vera e Sorriso, por exemplo.


Os selecionados farão um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, em janeiro de 2014. Sendo que uma semana será na capital americana, Washington DC, participando de reuniões com autoridades, visitando monumentos históricos, museus e outras organizações. Nas duas semanas seguintes, o grupo será dividido e cada sub-grupo irá para um estado norte-americano (Carolina do Norte, Washington, Montana, Oklahoma e Ohio) para conviver com uma família americana que os hospeda voluntariamente.


Para conseguir a vaga no Jovens Embaixadores, o estudante deve ter excelente desempenho escolar, trabalhar voluntariamente junto a comunidade e boa fluência no inglês. O objetivo é beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades - em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.