ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Mugabe reeleito presidente do Zimbábue

Data: Domingo, 04/08/2013 00:00
Fonte: CriOnline

O atual presidente do Zimbábue, Robert Gabriel Mugabe, com 89 anos de idade, venceu as eleições presidenciais, declarou ontem (3) a Comissão Eleitoral do Zimbábue. Esta é a sexta vez consecutiva, desde 1987, que Mugabe assume o cargo de chefe de Estado.


Além disso, a União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica, o partido de Mugabe, conseguiu dois terços dos lugares no Parlamento, tornando-se assim no partido com maior número de deputados.


Segundo dados da Comissão Eleitoral, no total, foram recolhidos 3,48 milhões de votos em 210 zonas eleitorais. Mugabe teve 2,11 milhões de votos, 61% do total, vencendo o rival Morgan Tsvangirai, primeiro-ministro do país. No Zimbábue, o candidato com mais de 50% dos votos vence as eleições.


Mugabe é um dos fundadores do Zimbábue e é considerado por muitos um herói. Neste momento, é o chefe de Estado mais velho do continente africano.


Este ano, o Zimbábue aprovou uma nova Constituição, estipulando que o mandato do presidente tem a duração de cinco anos e só pode ser renovado por uma vez.


Tradução: Rebeca Zhang

Revisão: Catarina Domingues